Notícias

Brasil e de Portugal debatem desenvolvimento comercial

Guarulhos, 03 de julho de 2003

Cerca de 260 empresários de Portugal e do Brasil estarão reunidos na próxima terça-feira, em Estoril, arredores de Lisboa, para o Fórum Empresarial Portugal-Brasil. O evento é dedicado ao desenvolvimento e à expansão das relações comerciais entre os dois países.

O empresários debaterão o tema “Desenvolvimento Comercial”, serve igualmente para lançar a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP), que funcionará com o apoio da sua congênere brasileira. Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Luiz Furlan, e da Economia português, Carlos Tavares, participarão no debate, que será o primeiro de vários encontros que empresários dos dois países vão realizar em conjunto, no âmbito das atividades da ADVP e da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Peter Higgs, presidente executivo da ADVP, afirmou que o fórum tem como principal objetivo a transferência de conhecimentos e experiências na área comercial. Ela adiantou que este debate também pretende promover e fomentar o desenvolvimento de negócios entre o Brasil e Portugal.

Assim, de acordo com Peter Higgs, a maioria dos empresários portugueses presentes no evento têm negócios e interesses no Brasil. Por outro lado, alguns brasileiros pretendem investir, no futuro, em Portugal. O presidente executivo da ADVP explicou que o fórum integra empresários dos mais diversos ramos, nomeadamente das áreas do turismo, banca, indústria, comércio e serviços. Segundo Higgs, estão inscritos para este debate cerca de 200 empresários de Portugal e 60 brasileiros. “O desenvolvimento econômico e a colaboração”, “A internacionalização da economia portuguesa e das relações comerciais”, “A empresa e o seu mercado” e a “Transferência de experiências comerciais e desenvolvimento” são os temas em debate.