ACE-Guarulhos

Brasil é o segundo maior mercado em uso de Internet bancária

De acordo com o diretor-adjunto de Internet do Unibanco, Marcelo Tonhazolo, o Brasil é o segundo país do mundo em acesso a Internet bancária, perdendo apenas para a Noruega. Apesar do índice de internautas brasileiros ser de apenas 10%, 24% dos clientes de banco já realizam transações via Web.

O executivo também comentou que o cliente bancário que utiliza a Internet tem maior interação com o banco, e é mais rentável para a instituição do que aqueles que não usam tal tecnologia.

Segundo Marcelo Tonhazolo, o custo de envio de um folheto pelo correio é equivalente a dez vezes o custo do envio de um e-mail e, além disso, um estudo feito pelo banco com clientes que passaram a utilizar a Web indicou que, em um período de quatro meses, o aumento de rentabilidade desse cliente foi 10,5% superior do que o dos clientes que permaneceram sem usar a Internet.

De acordo com o gerente de divisão de Internet do Banco do Brasil, Hiberaldo Dwight, 81% das transações bancárias já são realizadas através de meio eletrônico: 58% pelos terminais de auto-atendimento e 23% em canais virtuais, como Internet e wap. Segundo o executivo, apenas 19% das transações são realizadas nos caixas e postos de atendimento bancários.

Mesmo assim, o executivo afirmou que o BB aumentou em aproximadamente 10% a rede física em 2001, que passou a contar com 9.220 unidades. Ele comentou que, enquanto as agências respondem pelo relacionamento com o cliente, pelas operações mais complexas e orientações, as operações automáticas, como saldos, extratos e pagamentos, são realizadas por meio eletrônico.

Sair da versão mobile