Bovespa lança projeto para atrair jovens empresários
Criar um espaço onde os jovens possam exercer um papel de liderança e desenvolver capacidade para intervir nos principais problemas do País. A proposta faz parte do programa Ação Jovem do Mercado de Capitais, projeto lançado na semana passada pela Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários, Conaje.
Trata-se de um fórum permanente, cujo lema será “Trabalho para os jovens, capital para as empresas e desenvolvimento para o Brasil”.
Como o fórum foi criado por iniciativa da Bovespa e da confederação de jovens empresários, faz parte também dos planos apresentar para esse público, no curto prazo, o mercado de ações, como alternativa para a diversificação de investimentos. Mais à frente a intenção é fidelizar esses jovens empresários para uma possível abertura de capital de suas empresas. “Antes de assistirmos a um processo da abertura de capital de novas empresas, precisamos tornar o mercado mais atraente para os investidores. Nesse processo é fundamental a participação dos jovens”, disse o professor de Mercado de Capitais da Universidade Mauro Halfeld.
Clube – As propostas para o Ação Jovem não param por aí. Segundo a vice-coordenadora do projeto, Mônica Saccarelli, em breve deve ser lançado um clube de investimento formado pelos jovens empresários ligados à Conaje. “Ainda não definimos o desenho do clube, como capital mínimo, por exemplo. Mas uma de nossas propostas é doar parte da taxa de administração para algum projeto social de incentivo ao desenvolvimento de jovens.”
Orgulho – Em um discurso emocionado durante o lançamento do Ação Jovem o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, se disse orgulhoso desse tipo de iniciativa nascer durante a sua gestão à frente da bolsa.
“Tudo na vida tem uma história e a minha também teve início em um fórum de jovens como esse, que está sendo formado agora”, disse.
Há 20 anos, Magliano foi convidado pelo atual presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Facesp, e da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, para coordenar o fórum de jovens empresários criado por Afif na sede da Associação Comercial de São Paulo.
“Essa é a continuação de um sonho iniciado por Afif, que lançou a primeira semente. Naquela época, nós do fórum de jovens empresários tivemos um papel decisivo em importantes decisões, como a aprovação do juizado arbitral”, diz
A coordenadora do Conselho de Jovens Empreendedores, que está sendo criado pela Facesp, Alessandra Ferreira Selhorst, cuja missão é reunir jovens das 400 associações comerciais do Estado ligadas à Facesp, classificou o início do Ação Jovem na Bovespa como um marco. “É uma nova força empresarial que surge”, disse.
O Ação Jovem para o Mercado de Capitais será coordenado pelo gerente da Isoldi Corretora de Valores, Geraldo Isoldi, que é também conselheiro da Associação Comercial de São Paulo e do Fórum dos Jovens empresários.
Adriana Gavaça