ACE-Guarulhos

Boletos falsos na mira da polícia

Entidades empresariais apenas no nome, que enviam boletos de cobrança principalmente para quem acabou de abrir um negócio, estão na mira da polícia. E o empresário que se sentir lesado porque pagou o boleto por descuido pode registrar um boletim de ocorrência (BO) na delegacia do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).

Pelo menos duas entidades “fantasmas” estão sob investigação: a Associação Comercial e Empresarial do Brasil e a Associação Comercial do Estado de São Paulo. A polícia chegou a apreender documentos e equipamentos das empresas, já encaminhados para a perícia. O nome das duas entidades aparece no inquérito policial aberto há um ano, a pedido da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Mas há dezenas atuando no mercado, sempre usando o artifício de confundir empresários, que pagam por falta de atenção.

De acordo com o delegado Marcos Moura, que assumiu recentemente a delegacia, o inquérito foi aberto a partir de denúncia de uma farmácia homeopática, vítima do golpe. Vultoso, o inquérito envolve outras fraudes praticadas contra empresários, todas relacionadas à cobrança indevida. “Os casos novos devem ser notificados pelas vítimas”, afirmou, ressaltando que a polícia também enfrenta dificuldades para coibir esse tipo de crime. Um dos maiores problemas é a grande quantidade de empresas agindo de má-fé no mercado. “Trata-se de uma investigação complexa e trabalhosa porque são muitas pessoas a serem ouvidas”, explicou Moura.

Entidade – A ACE-Guarulhos alerta seus associados e demais empresários que ao receberem boletos de cobranças verifiquem com muita atenção o nome da entidade que expediu o boleto, confirmando a legitimidade da cobrança e que somente efetuem o pagamento com a instituição com a qual o empreendedor mantém convênio.

No caso da fatura da ACE-Guarulhos, a emissão do boleto é feita pelo Banco Bradesco. Nesta fatura constam dados como o CNPJ, o endereço, o telefone, o site e o e-mail da entidade.

Sair da versão mobile