Notícias

Boletos falsos na mira da polícia

Guarulhos, 07 de fevereiro de 2011

Entidades empresariais apenas no nome, que enviam boletos de cobrança principalmente para quem acabou de abrir um negócio, estão na mira da polícia. E o empresário que se sentir lesado porque pagou o boleto por descuido pode registrar um boletim de ocorrência (BO) na delegacia do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).

Pelo menos duas entidades “fantasmas” estão sob investigação: a Associação Comercial e Empresarial do Brasil e a Associação Comercial do Estado de São Paulo. A polícia chegou a apreender documentos e equipamentos das empresas, já encaminhados para a perícia. O nome das duas entidades aparece no inquérito policial aberto há um ano, a pedido da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Mas há dezenas atuando no mercado, sempre usando o artifício de confundir empresários, que pagam por falta de atenção.

De acordo com o delegado Marcos Moura, que assumiu recentemente a delegacia, o inquérito foi aberto a partir de denúncia de uma farmácia homeopática, vítima do golpe. Vultoso, o inquérito envolve outras fraudes praticadas contra empresários, todas relacionadas à cobrança indevida. “Os casos novos devem ser notificados pelas vítimas”, afirmou, ressaltando que a polícia também enfrenta dificuldades para coibir esse tipo de crime. Um dos maiores problemas é a grande quantidade de empresas agindo de má-fé no mercado. “Trata-se de uma investigação complexa e trabalhosa porque são muitas pessoas a serem ouvidas”, explicou Moura.

Entidade – A ACE-Guarulhos alerta seus associados e demais empresários que ao receberem boletos de cobranças verifiquem com muita atenção o nome da entidade que expediu o boleto, confirmando a legitimidade da cobrança e que somente efetuem o pagamento com a instituição com a qual o empreendedor mantém convênio.

No caso da fatura da ACE-Guarulhos, a emissão do boleto é feita pelo Banco Bradesco. Nesta fatura constam dados como o CNPJ, o endereço, o telefone, o site e o e-mail da entidade.