BNDES vai financiar propostas de base tecnológica
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investirá R$ 300 milhões este ano em projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, que objetivam apoiar projetos de pequenas, médias e micro empresas de base tecnológica que possam exportar e substituir importações.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, em entrevista, disse que pretende fazer um mapeamento dos gargalos produtivos do País e investir no desenvolvimento tecnológico dos setores que forem apontados como ineficientes. O ministro deseja também que sejam aproveitados projetos desenvolvidos nas universidades públicas e que “não saem da prateleira” para a indústria.
O presidente do BNDES, Carlos Lessa, não descartou o apoio também a grandes empresas para que o objetivo de substituição de importações e o fomento às exportações seja bem sucedido.
– O Brasil importa luvas cirúrgicas e preservativos, que são feitos de látex, matéria-prima disponível no Brasil. Desejamos que estes itens passem a ser produzidos aqui, já que nossas universidades devem ter tecnologia para isso – destacou Lessa.
Juliana Rocha