A autorização está prevista na nova versão do estatuto social do BNDES publicada na edição do Diário Oficial da União. A medida tinha sido anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, há cerca de dois meses. Somente agora, no entanto, está sendo implementada.
A iniciativa de permitir que o BNDES financie os projetos de empresas brasileiras em outros países faz parte do objetivo maior do governo de promover a internacionalização das companhias brasileiras. Projetos de investimento no Uruguai e na Argentina já vêm sendo analisados pela equipe técnica do BNDES.
O governo espera estimular este tipo de investimento nos países andinos com os quais o Mercosul pretende concluir um acordo de livre comércio no início de dezembro.
A nova atribuição do BNDES também deverá facilitar exportações para países do oriente, como a China e a Índia, que fazem exigências de instalação de plantas industriais em seus territórios para permitir a importação de determinados produtos que hoje enfrentam barreiras para entrar nesses mercados.
Denise Chrispim Marin