Ser bonita, segura e confiante são características que efetivamente abrem portas no mercado de trabalho – mas esta dica não está nos classificados de empregos. É no dia a dia que a aparência e o comportamento feminino são observados dentro das empresas – e acabam, em algumas vezes, determinando as chances de sucesso no ambiente corporativo.
Segundo pesquisa de mestrado em administração para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), feita pela empresária Juliana Penha Gomes, a beleza facilita a ascensão profissional e chega mesmo a influenciar na conquista de uma promoção ou até de um aumento salarial. “A beleza é definida na minha pesquisa como uma aparência bem cuidada, associada a um comportamento autoconfiante e seguro por parte da pessoa”, avaliou.
Juliana entrevistou dez executivas de média e de alta gerências, na faixa de 32 a 37 anos, e detectou que a mulher que se cuida, é confiante, segura e comunicativa tem mais condições de expor e defender suas ideias com clareza. E que esse perfil de fato aumenta as chances de sucesso no ambiente de trabalho. “Isso pode ajudar a convencer um cliente, por exemplo. E assim, ela transmite aos colegas de trabalho e aos chefes que é mais competente.”