Notícias

BC e Receita alertam para golpes

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2004

O Banco Central do Brasil e a Receita Federal alertam que não enviam e-mails destinados ao recadastramento de correntistas e usuários do sistema financeiro nacional. Desta forma, são falsos os e-mails que estão sendo encaminhados em nome do Banco Central e da Receita para pretensamente atualizar cadastros bancários com a finalidade de combater fraudes. Os golpistas usam, inclusive, timbres e cores das instituições. Os e-mails não devem ser respondidos pelos destinatários em nenhuma hipótese.

Em novembro, o BC identificou pela primeira vez a existência dessas mensagens. Agora, o departamento de informática do BC detectou uma outra versão da mensagem, que chega ao ponto de usar o nome do presidente do banco, Henrique Meirelles. A mensagem informa de maneira enganosa que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estariam promovendo, com apoio do BC, um recadastramento de contas. A informação é inteiramente falsa.

Receita Federal – A Receita também alerta os contribuintes que estão surgindo mensagens de correio eletrônico falsas, que levam inclusive timbres e cores da instituição. As mensagens contêm arquivos anexados e links para endereços de sites da internet, que podem fazer quem recebe fornecer dados pessoais. Esses dados, na verdade, vão ser usados pelos golpistas para as mais diversas finalidades.

A Receita faz as seguintes recomendações a quem receber essas mensagens:

1 – Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2 – Não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal;

3 – Excluir imediatamente a mensagem.

A Receita, o BC e a Polícia Federal estão investigando a origem das falsas mensagens. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita ou entrar na página na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Ou falar com o BC pelo telefone 0800 99 2345.

Carlos Rangel