O Banco do Brasil é a primeira instituição financeira que oferece um serviço de auto atendimento pela internet voltado exclusivametne para órgãos públicos como prefeituras, governos estaduais e do setor público em geral.
O banco investiu R$ 3,2 milhões e pouco mais de um ano de trabalho de 20 funcionários da instituição no desenvolvimento de uma solução, que oferece gratuitamente em uma única plataforma via Internet, ferramentas para transações bancárias e informações como saldo e extrato.
As autoridades – entre eles o prefeito, o governador, o secretário ou responsável pelo setor financeiro – têm um acompanhamento do andamento do fluxo da conta corrente principal e das outras vinculadas em tempo real via web. O BB responde por 33% da arrecadação de tributos estaduais, 23% dos tributos municipais e 27% dos tributos federais.
A ferramenta também permite a emissão automática de uma segunda via de documentos ou ordens de pagamentos, além de relatórios customizados para as necessidades do setor público.
O projeto-piloto foi testado com 18 órgãos municipais, estaduais e federais, e os resultados foram considerados positivos. Agora, o serviço passa pelo processo de liberação comercial.