ACE-Guarulhos

BB e Caixa vão compartilhar agências a partir de 2004

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal pretendem unificar a rede de atendimento ao cliente a partir de 2004. A parceria entre as duas instituições – que possuem juntas mais de 40 milhões de clientes – faz parte de um projeto de redução de custos e otimização de investimentos.

Segundo o presidente-interino da Caixa, o vice-presidente de Finanças, Fernando Nogueira da Costa, a parceria vai beneficiar tanto os dois bancos como seus clientes.

“A cooperação entre a Caixa e o BB vai beneficiar os clientes, que terão uma rede ampliada de atendimento para utilizar. Os bancos lucrarão com a economia de escala que a parceria vai proporcionar”, disse ele.

A parceria – que começou a ser implantada no departamento de compras há dois meses – já reduziu os custos das duas instituições. Exemplo disso foi a encomenda conjunta de papel A4 e de bobinas de papel, que gerou uma economia de R$ 15 milhões.

A parceria ficará mais visível para o cliente a partir do próximo ano, quando começará o compartilhamento da rede de atendimento.

Rede ampliada

Costa afirmou que o programa de parceria permitirá que os clientes do BB e da Caixa desfrutem do melhor que cada banco oferece.

Segundo ele, o BB tem uma rede de terminais eletrônicos maior do que a Caixa. Com o início da parceria, os clientes da Caixa poderão utilizar os terminais de atendimento do BB.

No entanto, a parceria não será gratuita. “Pagaremos uma tarifa pela utilização dos terminais do BB”, disse Costa.

Ao mesmo tempo, os clientes do BB terão acesso à rede de atendimento da Caixa – composto por cerca de 2.000 agências, 2.100 correspondentes e 9.000 lotéricas -, presente em cada um dos 5.561 municípios do país.

“O cliente do BB que mora numa cidade que não possui agência do banco não precisará se deslocar para ser atendido. Ele poderá utilizar a rede de atendimento da Caixa”, afirmou Costa.

Fabiana Futema

Sair da versão mobile