Notícias

Bares e restaurantes apostam na recuperação do mercado

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2002

Após fechar 2001 com recuo de 6% no faturamento, comparado com 2000, restaurantes, padarias e similares esperam retomar o crescimento este ano. O setor faturou R$ 51,7 bilhões no ano passado, segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia).

Para voltar a crescer os estabelecimentos comerciais estão apostando em fechar novos negócios na quarta edição da Abia Food Service – Feira Internacional de Alimentação Fora do Lar, que acontece entre os dias 2 a 5 de abril em São Paulo.

Segundo o vice-presidente da Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados (Abredi), Rogério Oliva, após as empresas terem sofrido as conseqüências do racionamento de energia elétrica, que fez reduzir o uso de freezers, geladeiras e microondas, o setor começa a se recuperar devido às boas expectativas geradas pela queda no preço dos combustíveis e à tendência a diminuir a restrição no consumo de energia. “Com isso devemos alcançar um crescimento de 12% este ano”, explica Rogério Oliva.

Para os estabelecimentos que estão buscando recuperação, a feira trará soluções para tornar a montagem de pratos mais rápida e para facilitar seu preparo; novos alimentos de linha “diet”; embalagens fracionadas para melhor manipulação do produto, entre outros.

O empresário Osmar Temperani do restaurante “O Cumpadre”, quer recuperar o bom desempenho que teve em 2000 e voltar a competir.

“Em 2001 tivemos um recuo de 5% na procura em comparação ao ano anterior. Agora é hora de ir atrás do prejuízo”, ressalta.

Já o proprietário do restaurante de comida italiana La Bella Cucina, Élio Costa, também fechou o ano no prejuízo e agora quer aumentar a rentabilidade de seu negócio se reciclando no evento. “Hoje só sobrevive no mercado quem se atualiza, por isso vou trazer soluções para aumentar a receita do meu negócio este ano”, afirma o empresário.

Daniela Nogueira