Banco prevê começar a liberar crédito em março
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) espera estar em condições de dar andamento normal aos processos de crédito até o dia 6 de março.
A atual diretoria do BNDES, sob a presidência de Carlos Lessa, não aprovou nenhuma operação de crédito até agora, pois com a grande mudança no organograma da instituição e a troca generalizada de nomes nos cargos de comando, os seus ocupantes ainda estão se organizando.
As 26 superintendências do Banco se transformaram em 11, e apenas três superintendentes foram mantidos.
Os novos superintendentes assumiram em 21 de janeiro e, de acordo com fonte ligada à instituição, a maioria deles ainda não estava familiarizada com a rotina de procedimentos técnicos e burocráticos internos, o que está atrasando o andamento dos processos.
100 processos por mês
A diretoria anterior aprovava em média entre 20 e 25 processos por reunião, que era semanal, e cerca de 100 por mês, segundo a fonte.
O Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, a quem o BNDES é vinculado, também ainda não está em ritmo normal.
Apesar de atribuir prioridade ao aumento das exportações, o ministro Luiz Fernando Furlan até hoje não definiu o secretário de Comércio Exterior, posto que está sendo ocupado interinamente por Ivan Ramalho. Outra Secretaria importante na estrutura do Ministério que também ainda não foi objeto de decisão de Furlan é a de Desenvolvimento da Produção, que está sendo ocupada interinamente por Maria Luíza Leal.