ACE-Guarulhos

Banco Popular do Brasil deverá funcionar a partir de 29 de janeiro

No dia 29 de janeiro, o Banco Popular do Brasil (BPB) começará a abrir contas correntes para o público informal (sem carteira assinada). Esta será a primeira etapa do plano de operação do BPB, uma subsidiária do Banco do Brasil focada no público informal e de baixa renda.

Deste modo, o BPB iniciará suas operações em caráter experimental, neste mês, em Brasília, São Paulo e Recife. A estimativa é de que o BPB entre em caráter permanente por todo o país a partir de março deste ano.

BPB criado para concorrer com Caixa Econômica Federal

A criação deste banco, juntamente com a Conta Popular do Brasil, vai concorrer diretamente com a conta Caixa Aqui, originária da Caixa Econômica Federal, também focada no público de baixa renda.

Do mesmo modo que a conta Caixa Aqui, a Conta Popular do Brasil poderá ser aberta sem depósito mínimo ou comprovação de renda. Para ser correntista, bastará apenas a apresentação de uma declaração de endereço para recebimento da correspondência.

BPB pretende abrir 1 milhão de contas até dezembro

Deste modo, o BPB pretende abrir em torno de 1 milhão de contas correntes até dezembro deste ano e, até o final de 2008, quer possuir 4,7 milhões de clientes.

De acordo com o presidente do BPB, Ivan Guimarães, espera-se que no futuro o correntista não necessitará nem de CPF (Cadastro de Pessoa Física) para abrir a conta, já que o banco emitirá automaticamente o CPF para os correntistas que não possuírem o documento.

BPB deverá oferecer diversos serviços financeiros

Entre os serviços que deverão ser oferecidos pelo BPB estão os fundos de investimento, seguros, títulos de capitalização e crédito pessoal. O objetivo do banco é alcançar uma rede de 4.500 pontos de atendimento até o final de 2004.

Vale ressaltar que o BPB prestará atendimento aos seus correntistas apenas através de correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais credenciados junto ao Banco do Brasil), para prestar alguns serviços de banco.

Debora Chen

Sair da versão mobile