A carteira do segmento possui mais de 1,2 milhão de empresas atendidas por quatro mil gerentes
O Banco do Brasil fortalece sua atuação em crédito para micro e pequenas empresas com a recente criação da Diretoria de Microcrédito, voltada exclusivamente para o relacionamento com esse mercado. A carteira de micro e pequenas empresas do BB, segmento em que é líder, possui mais de 1,2 milhão de empresas, atendidas por 4 mil gerentes de contas especializados em pessoas jurídicas.
Até o final de abril, o total de crédito disponibilizado pelo Banco para o setor era de R$ 14,3 bilhões, sendo R$ 11,7 bilhões em capital de giro, R$ 2,2 bilhões em operações de financiamentos para projetos de investimentos e R$ 532 milhões em crédito para exportação. Apenas com o BB Giro Rápido, principal produto de giro destinado ao segmento, o BB disponibilizou R$ 6,7 bilhões nos primeiros quatros meses do ano.
Novas linhas de crédito foram criadas pelo BB para apoiar as micro e pequenas empresas. O destaque é o BB Giro Automático que, lançado em março de 2004, já emprestou R$ 37,4 milhões a mais de 12 mil microempresas.
A política de crédito do BB para este mercado tem como meta disponibilizar R$ 18,2 bilhões até o final do ano, o que representa incremento de 40% em relação ao ano passado.