ACE-Guarulhos

Atendimento é ferramenta para conquistar o consumidor

Quem escolhe ser um profissional de vendas precisa lidar, todos os dias, com situações comuns como o mal-humor e as reclamações dos clientes. Por isso, quem pretende conquistar o consumidor é preciso ter muita habilidade e jogo de cintura.

Para o diretor de capacitação da ACE-Guarulhos, Wilson Giglio, falta treinamento para os profissionais em vendas. Giglio salienta que o bom atendimento é o cartão de visita de qualquer ramo de negócios. “Em Guarulhos, de forma geral, o atendimento ao consumidor não é satisfatório. Os vendedores precisam ter mais sensibilidade e criatividade para conquistar seus clientes”, disse.

Os vendedores da loja Lazinho Calçados, que fica na rua Dom Pedro II, participam sempre de cursos de técnicas de vendas. Segundo o gerente do estabelecimento, Marcos Andrade, a loja tem como prioridade o bom atendimento. “Nossos vendedores já possuem experiência, mas é sempre bom passar por aprimoramento”, disse.

Para a vendedora do estabelecimento, Cristiane Kelly Pereira, o cliente sempre tem razão. “Nós, vendedores, precisamos sempre ter um sorriso no rosto. Mesmo que o cliente esteja mal-humorado, precisamos saber contornar”, falou.

Já a tradicional loja de departamentos guarulhense, Comercial Mesquita, a opção é mesclar no quadro de vendedores profissionais com experiência e jovens. O responsável pelo departamento pessoal do estabelecimento, Cristiano da Silva, explica que os funcionários mais antigos ajudam no treinamento dos profissionais sem experiência. “Nosso maior medo é que um dos nossos vendedores acabe com a imagem da nossa empresa. Por isso pedimos sempre aos nossos vendedores que tratem bem nossos clientes, já que sem eles não somos nada”, disse.

O vendedor, Alexandre Carlos Fiaz, disse que já passou por diversas situações constrangedoras e que muitas delas a paciência foi à arma para não ser agressivo com o cliente. “O importante é sempre satisfazer o cliente”, salientou.

Regras básicas para o comerciante:

1 – CUMPRIMENTE COM UM SORRISO OLHANDO NOS OLHOS
2 – TRATE O CLIENTE PELO NOME
3 – USE “TOQUES“ OU CARICIAS DE RECONHECIMENTO HUMANO
4 – ESTEJA BEM COM VOCÊ MESMO
5 – PENSE COMO UM CONSULTOR DO CLIENTE
6 – NÃO CONFUNDA TRATAMENTO COM ATENDIMENTO
7 – APRENDA A ARTE DE OUVIR
8 – DÊ TRATAMENTO DIFERENCIADO:       
9 – NÃO SE DISTRAIA COM TAREFAS PARALELAS
10 – NÃO O DEIXE ESPERAR
11 – CUIDADO COM AS FRASES QUE DESTROEM O ATENDIMENTO
12 – FAÇA SUA VOZ TRABALHAR A SEU FAVOR
13 – CAUSE BOA IMPRESSÂO ANOTANDO PONTOS BÁSICOS
14 – FAÇA PERGUNTAS PARA CONHECER O CLIENTE
15 – TENHA EM MENTE OS “NÃOS” DO BOM ATENDIMENTO

Sair da versão mobile