Não é segredo que um site bonito e funcional atrai mais clientes. Mas fique atento. Porque os sites das empresas estão perdendo audiência. O último dado de navegação na internet que capta essa tendência, monitorado pelo Ibope Nielsen Online, indica que, em setembro, a audiência de busca por informações corporativas caiu 7,6% em relação ao mês anterior.
Entre os profissionais que trabalham com prestação de serviços online no meio publicitário para empresas não há surpresa na queda. “Falta funcionalidade nos sites corporativos, que não evoluíram no mesmo ritmo da própria internet”, diz Marcelo Perrone, diretor de estratégia digital da agência de propaganda Giovanni+DraftFCB. Mas é possível mudar isso. “Existe tecnologia disponível para interfaces melhores”, indica.
Algumas empresas precisam começar do zero. Uma pesquisa realizada no fim do ano passado pela Associação Comercial de São Paulo com 1,2 mil empresas no Estado revelou que 34% delas não possuem páginas institucionais na internet.
A indústria é o setor que mais investe em sites próprios, com 80% de adesão, seguido do comércio atacadista, com 70%, e das instituições financeiras, com 58%. Entre os setores que mais têm explorado o potencial da rede para valorizar seus negócios estão o automobilístico e o de aviação.