Ataques agora podem ser a qualquer momento!
O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, disse há pouco em entrevista coletiva às redes de TV dos EUA que as forças militares norte-americanas destruíram nos últimos ataques estações de radar, baterias antiaéreas e uma grande parte do aeródromo (qualquer pista para embarque de aviões) do Taleban. “Agora já podemos atacar com muito mais facilidade e a qualquer momento”, disse Rumsfeld.
O secretário de Defesa afirmou que soube dos quatro funcionários afegãos da ONU que teriam morrido nos ataques ocorridos na noite de ontem, mas afirmou não poder confirmar as informações porque não tinha notícias oficiais de seus contatos no Afeganistão.
Rumsfeld disse também que não sabia se esses civis teriam morrido por ataques aéreos ou por conflitos em terra, mas que lamentava todas as mortes de cidadãos civis. A porta-voz da ONU no Paquistão, Stephanie Bunker, no entanto, confirmou à Folha Online que quatro afegãos civis morrerem e que outros quatro ficaram feridos durante os ataques.
Questionado sobre quais seriam os próximos passos depois que todos os alvos fossem atacados, Rumsfeld disse que os alvos serão atacados sempre. “Podem acabar no Afeganistão, mas sempre surgirão outros e, os que surgirem, serão atacados”. Ontem, um comunicado do governo dos EUA disse que os ataques poderiam se estender para outros países.
Sobre as possíveis ações terrestres na região, Rumsfeld afirmou que ainda não se sentia preparado para falar sobre o assunto, mas que ações desse gênero devem acontecer.
Ele afirmou os EUA não devem ajudar a Aliança do Norte, principal grupo de oposição ao Taleban. “Nós dissemos que não ajudaríamos nenhum grupo paralelo, então não temos porque ajudar a Aliança do Norte. Queremos que a oposição ponha fim ao Taleban, mas isso não significa que vamos participar disso”, afirmou.