Notícias

Associação Comercial: 108 anos em defesa da livre iniciativa

Guarulhos, 10 de dezembro de 2002

arteRepresentante autêntica, independente e fiel depositária dos ideais da livre iniciativa e dos empresários. Essas forão algumas das definições – além de elogios – conferidas à Associação Comercial de São Paulo, que comemorou 108 anos ininterruptos de vida, sem auxílio financeiro do governo, sobrevivendo e se impondo apenas a partir de suas próprias forças e do esforço de dirigentes e colaboradores.

Alencar Burti, presidente da Associação Comercial e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), prestou sua homenagem, resumiu: “Trata-se de uma grande entidade que sobreviveu ao tempo porque manteve sua longa tradição de não transigir nos seus princípios que são, além da defesa dos ideais da livre iniciativa, a luta por valores fundamentais para a sociedade como ética, família e patriotismo”. Burti acrescentou que a Associação tem os pés fincados no passado e olhos no futuro. “Quando propomos construir um País melhor estamos falando também em fraternidade e na necessária hierarquia de valores éticos e morais que são a base de nossas vidas”, enfatizou.

Para o presidente da Associação, os 108 anos de vida da entidade demonstram ainda uma visão empresarial “que tem espírito de família.”

Definições – Os 108 anos da Associação Comercial foram comemorados durante a 81ª Reunião Plenária. Burti aproveitou a ocasião para agradecer o apoio recebido ao longo dos seus quatro anos de mandato de seus colaboradores, vice-presidentes da Associação e Facesp, superintendentes das 15 distritais e presidentes das quase 400 Associações Comerciais Empresariais (ACEs) que integram a Federação.

Emocionado, Burti destacou os avanços tecnológicos e as parcerias, entre elas com a Secretaria de Justiça e com o Procon, na defesa dos justos interesses do consumidor. “É um dia importante para nós a inauguração do novo centro de atendimento do SCPC, que é uma resposta a essa nossa preocupação em valorizar o consumidor”, afirmou. Para ele, o SCPC, SPC e RIPC “se transformaram na maternidade para ajudar o consumidor a renascer.”

Alencar Burti também aproveitou a oportunidade para anunciar o presidente emérito da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Guilherme Afif Domingos, como o escolhido pelas bases das duas entidades para sucedê-lo no comando das entidades em março. Burti concluiu elogiando “o que Afif já fez por esta Casa” e garantindo que “a força de seus princípios garantirá outros 100 anos de vida para a Associação.”

Equipe – Afif Domingos destacou sua crença no espírito de equipe e lembrou seus 25 anos de atuação dentro da Associação e Facesp. “Aprendi muito nesta escola de civismo, onde vencemos juntos grandes desafios”, disse. Elogiou o progresso da Associação durante os quatro anos da gestão de Burti, e a importância dessa “troca de bastão que estimula o espírito de equipe e prepara os jovens para o futuro.” Afif enfatizou a independência da Associação Comercial, que vive fora da estrutura de contribuições obrigatórias. “Por isso a entidade comprova a autenticidade de sua representação nesses 108 anos de vida”, ressaltou. Para ele, “nossa missão é também preparar uma nova geração para manter viva e acesa a chama dos princípios que nortearam a Associação por mais de 100 anos.” Para isso, enfatizou, “é preciso manter o entusiasmo que recebemos dos antecessores.”

O secretário de Justiça do Estado, Alexandre de Moraes, representando o governador Geraldo Alckmin, destacou a grande legitimidade da representação exercida pela Associação, “que sobrevive da união e participação de seus associados, o que dá também autonomia e independência à sua atuação.” Para o secretário, essa participação é fundamental nas modernas democracias. Alexandre de Moraes parabenizou Alencar Burti por sua gestão que privilegiou parcerias e estreitou o relacionamento da Associação com as áreas preocupadas com o consumidor. “Isso mostra uma mentalidade moderna da Associação preocupada em auxiliar o consumidor para que ele possa exercer seu papel.” Elogiou também a “troca de bastão” entre Burti e Afif, como uma contribuição necessária para o desenvolvimento tanto das entidades públicas como privadas e assistenciais.

Entusiasmo – Dom Fernando Figueiredo, bispo da Diocese de Santo Amaro,elogiou a pessoa humana que é Alencar Burti e tomou de Afif as palavras sobre entusiasmo, para dizer: “Aquele que tem entusiasmo, tem o ardor de Deus no coração.” O conselheiro e poeta da Associação Comercial, João Fernandes Almeida, leu um poema entitulado “Cenário de Natal” , em homenagem a todos os presentes. Marcaram presença ainda nas comemorações pelos 108 anos da Associação Comercial, o ex-presidente Lincoln da Cunha Pereira, os vice-presidentes Francisco Giannoccaro e Luciano Werthein, o superintendente geral Marcio Aranha . Terezinha Penteado da Distrital Lapa, homenageou dona Norma Burti, diretora-superintendente do Conselho da Mulher Empresária (CME), “por sua atuação competente e brilhante e por unir todas as mulheres de todas as Distritais.”

Sergio Leopoldo Rodrigues