Notícias

Associação Comercial de São Paulo lança guia que ensina como limpar o nome

Guarulhos, 14 de março de 2002

O Movimento de Apoio ao Consumidor, lançado pela Associação Comercial de São Paulo, em outubro do ano passado, dá mais um passo. Está colocando nas ruas um milhão de exemplares da cartilha “Limpe o Seu Nome na Praça”.

Em linguagem fácil e ilustrado, o guia traz todas as orientações, ou seja, um passo-a-passo, para o consumidor pagar dívidas em atraso ou corrigir registros.

O Guia foi elaborado pela Unidade de Negócios de Pessoas Físicas da entidade, em parceria com o departamento de Marketing. “A Associação Comercial faz essa prestação de serviço há 55 anos”, diz Roseli Garcia, gerente do SCPC e do UseCheque da Associação Comercial de São Paulo. Objetivo – A idéia da cartilha é facilitar ainda mais a comunicação entre a população e o Movimento de Apoio ao Consumidor da entidade.

Segundo Roberto Haidar, superintendente de Serviços da Associação Comercial, a publicação será distribuída gratuitamente em locais onde o público possa estar, como Poupatempo, shopping centers, bancos e lojas. “Sem gastar nada, o paulistano vai poder reabilitar seu crédito”, diz Haidar. A cartilha começa mostrando o funcionamento do Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC, que tem um setor de atendimento público. No SCPC, o consumidor pode consultar o nome só com a apresentação de documentos, sem qualquer custo. Direitos – A cartilha alerta sobre os direitos do cidadão, conforme determina o Código de Defesa e Proteção ao Consumidor. “O consumidor tem acesso às informações em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumos arquivados sobre ele”, diz o artigo 43 do Código. De forma didática, a publicação ensina o devedor a procurar as empresas credoras e negociar suas dívidas atrasadas. “A própria empresa se encarrega de comunicar ao SCPC a liquidação do débito”, diz o manual do consumidor.

O paulistano tem à disposição informações de como proceder e solucionar problemas como título protestado e cheques devolvidos. A cartilha orienta também o consumidor a tirar um novo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou uma segunda via. O informativo traz ainda uma lista com os endereços dos cartórios de protestos.

(Teresinha Matos)

Obs: A Acig está empreendendo esforços para disponibilizar este material ao consumidor guarulhense.