Notícias

As vantagens da contabilidade para as empresas

Guarulhos, 04 de dezembro de 2002

artePara muitos empresários de pequeno porte, os serviços da contabilidade parecem ter valor apenas para as declarações obrigatórias.

Mas, segundo especialistas, é possível obter mais do que só a parte tributária. “O serviço deve ser considerado um instrumento de gestão do empresário, um investimento que pode trazer inúmeras vantagens”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos.

Segundo o contador Ricardo Rodil, a contabilidade pode fornecer todos os elementos para saber se a empresa corre algum risco financeiro. “Como as pequenas empresas são controladas pelos donos, há muita confusão entre o patrimônio pessoal e o que é da empresa. Com um bom levantamento é possível obter todo o histórico do negócio e saber o lucro acumulado nesse período.”

Entre os problemas que podem ser evitados com o bom uso da contabilidade, Rodil destaca que é possível descobrir desvios internos, definir melhor o preço das mercadorias e sua margem de lucro. Além disso, facilita a gestão de compras, produção e estoques, análise da rentabilidade por linha de produtos, formulação de balancetes mensais condensados e com explicação para variações significativas, controle do fluxo esperado e efetivo de recursos financeiros que permita otimizar o aproveitamento dos fundos de caixa.

“Um primeiro e importante passo é a destruição do mito, mais ou menos generalizado nas pequenas empresas, de que um sistema de informações gerenciais precisa ser complicado e sofisticado. Uma vez corretamente orientadas, essas empresas podem fazer pequenas alterações nas suas rotinas, de modo a implementar sistemas de informação relativamente simples que lhes fornecem, em forma confiável, as informações necessárias para a tomada de decisões.”

Gabriela Gemignani