As técnicas para detenção de águas pluviais em estacionamento de automóveis que aqui serão mostradas ainda não estão sendo feitas no Brasil, apesar de serem usadas nos paises do primeiro mundo.
O estacionamento de veículos, principalmente de automóveis, pode ser usado como armazenamento de águas pluviais para reduzir a vazão de pico das enchentes nas galerias de águas pluviais e propiciar a infiltração parcial ou total no solo.
Existem duas maneiras de se fazer o armazenamento:
·superficial e
·sub-superficial.
Armazenamento superficial em um estacionamento
Geralmente pode ser usado em estacionamento de veículos de áreas comerciais e industriais e pode ser usado em áreas já construídas para que não haja necessidade de se aumentar os diâmetros das galerias existentes.
Na prática existem poucas cidades que usam o estacionamento de veículos para o armazenamento de águas pluviais superficialmente.
O estacionamento deve ter declividade maior que 0,5% e menor que 5% para se fazer o armazenamento.
Para o armazenamento a profundidade máxima da água admitida é de 20cm que poderá ficar no máximo no tempo de 30min. A vazão de pico geralmente é para período de retorno de 2anos nas condições de pós-desenvolvimento.
Deve ser instalado dispositivo para o escoamento da água no período máximo de uma hora e para enchentes de até Tr=100anos.
Desvantagem
O armazenamento superficial em estacionamento apresenta o inconveniente de o estacionamento ficar inundado durante uma hora e isto é muito criticado pelos usuários dos veículos.
Armazenamento sub-superficial em um estacionamento de veículos
Existe uma outra maneira que se pode proceder em novos estacionamentos, que é sub-superficial.
Primeiramente as águas pluviais passam por uma caixa onde há deposição de sólidos e capta os óleos e graxas existentes. Depois as águas pluviais são encaminhadas a um reservatório de pedras britadas ou dispositivo manufaturados de plásticos para o armazenamento de águas pluviais devendo a água ser infiltrada caso haja permeabilidade no local ou conduzida a galeria de águas pluviais mais próxima.
A câmara de infiltração é uma tecnologia emergente e é um exemplo de um estacionamento em asfalto havendo câmaras de plásticos sub-superficial.
A grande vantagem é que pode haver um asfalto por cima e por baixo as águas pluviais ficam armazenadas um determinado tempo, diminuindo os picos de vazão de enchentes.
O problema é que os custos serão bem maiores e é praticamente inaplicável em áreas de estacionamentos já existentes.
Plínio Thomaz
Diretor de Assuntos Hídricos da ACE