ACE-Guarulhos

Arbitragem: Solução de Litígios sem Intervenção do Judiciário

Para escapar da morosidade do sistema judiciário brasileiro, várias empresas têm recorrido à arbitragem – uma forma de justiça diferenciada, que embora utilizada há décadas por empresas européias e americanas, no Brasil somente ganhou força de lei em 1996 (Lei 9.307/96).

O constante aumento da procura por Tribunais ou Câmaras Arbitrais se justifica pelas vantagens encontradas neste modelo de justiça. Em Guarulhos, empresas que queiram resolver conflitos nas áreas cível, comercial e trabalhista, podem contar com os serviços do Tribunal Arbitral de Guarulhos, que utiliza a mediação e arbitragem para resolução de tais conflitos.

Entenda as diferenças entre um Tribunal de Arbitragem e a Justiça Comum:

A utilização da justiça privada através do Tribunal Arbitral de Guarulhos, permite o acesso a uma justiça transparente e ética, com as seguintes vantagens:

– Não cabe recurso à sentença arbitral, evitando o prolongamento do litígio em todas as áreas (civil, comercial e trabalhista).
– Rapidez (em uma única audiência poderão ser resolvidos conflitos pertinentes a estas áreas).
– Custos reduzidos.
– Sigilo.
– A sentença arbitral tem a mesma validade da sentença judicial, sendo, portanto, um título executivo.
– O procedimento permite a continuidade da relação entre as partes, o que é extremamente vantajoso para a área comercial e para as outras também.

Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas apontou que as empresas brasileiras deixam de investir 10% ao ano em razão da morosidade da Justiça.

Poder recorrer à arbitragem é ter qualidade e modernidade na resolução de conflitos. As empresas interessadas em utilizar a arbitragem poderão entrar em contato com o Tribunal Arbitral de Guarulhos- www.tagguarulhos.hpg.com.br.

Dra. Evandra Z. Fornarolo

Sair da versão mobile