ACE-Guarulhos

Apenas 3% das pequenas têm área de RH estruturada

A importância de valorizar e investir cada vez mais no profissional é o ponto principal para o bom desempenho de qualquer empresa. Com um programa bem estruturado de Recursos Humanos, pequenas e médias empresas podem chegar ao sucesso. Antes exclusividade de grandes empresas, hoje, o setor é alvo de preocupação também das de pequeno e médio porte, que procuram se estruturar na área para obter resultados positivos.

O investimento no capital humano é muito importante, principalmente, no que diz respeito a treinamento de pessoal voltado para o melhor atendimento ao consumidor. De acordo com o presidente da Flaumar Assessoria Empresarial, Stewalter Soares Moraes, 69% das pessoas deixam de adquirir um produto de determinada empresa por conta do mau atendimento.

Ainda assim, uma pesquisa feita pela ABC&Z Publicidade Ilimitada mostra que 97% das pequenas e médias empresas não adotam programas de RH, o que resulta no fechamento de muitas delas. “A falta dessa consciência por parte dos empresários e diretores das empresas é fator determinante do baixo investimento em programas de RH. A busca pelo resultado financeiro rápido, de curto prazo, e a falta de visão estratégica de longo prazo desviam o foco e, às vezes, até a missão da empresa”, adverte o presidente da Associação Paulista de Recursos Humanos (Aparh), Paulo Xavier.

O diretor da Flaumar diz que são vários os motivos que levam as empresas a não possuírem um programa de RH, mas ele destaca dois pontos e até diz que são “mitos”. “Ainda se acredita que o ramo serve apenas para grandes empresas. O RH continua sendo visto como certo elitismo”, afirma Stewalter.

“Outro mito é o custo para adquirir um programa de RH, que não é tão alto quanto se pensa.”

Com a grande concorrência no mercado, as pequenas e médias empresas estão começando a se interessar mais pela área, pois notaram que o setor é fundamental para seu progresso. “O atendimento é um diferencial muito importante. É preciso adotar uma política para a motivação dos empregados.

Se todos os funcionários trabalharem em conjunto e satisfeitos certamente não haverá concorrentes”, acrescentou Stewalter.

Ele costuma dizer nas empresas em que atua que os empregados devem utilizar o CHA – conhecimento, habilidade e atitude. “O funcionário tem de conhecer o que faz, ter habillidade pra desempenhar o que faz e também ter vontade de fazer. Esses são pontos cruciais para o bom desempenho de uma empresa”, afirmou. Segundo pesquisas da Flaumar as principais razões para uma empresa perder clientes são preços altos dos produtos (9%), insatisfação com o serviço (15%) e mau atendimento dos funcionários (69%). Outros problemas citados somam 7% das recusas dos clientes.

Sair da versão mobile