A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nesta terça (11) a lista dos postos de gasolina que venderam combustível adulterado em 1999 e 2000. No sábado, a ANP informou, pela primeira vez, os postos autuados em 2001, 2002 e 2003. O objetivo do Governo é fazer com que os donos de carro tenham acesso aos nomes dos estabelecimentos que já foram flagrados vendendo combustível de péssima qualidade.
O Sindicato dos Postos de Gasolina (Sincopetro) informou que os 14 postos que entraram na lista deste ano não foram notificados da autuação. “O sindicato vai mandar uma carta a ANP cobrando resposta sobre o assunto”, diz José Alberto Paiva Gouvea, presidente do Sincopetro.
Após detectar problemas na gasolina, técnicos da ANP lacram a bomba até que todo o combustível seja jogado fora. A multa para o posto pode chegar a R$ 5 milhões. Somente após comprovar que o estoque foi renovado é que o posto pode voltar a usar a bomba.
O consumidor pode pesquisar no site da Agência Nacional de Petróleo www.anp.gov.br a lista completa com os nomes e endereços dos postos de gasolina que vendem combustível adulterado. A relação pode ser acessada no item Fiscalização, na parte de baixo da página principal.