Notícias

Anatel quer três tarifas para acesso à internet

Guarulhos, 06 de novembro de 2002

A Anatel quer que as empresas de telefonia ofereçam três tipos de acesso à internet para os consumidores. Antonio Carlos Valente, vice-presidente da agência, disse que na próxima semana deverá ser publicado o regulamento definitivo estabelecendo as formas de ligação que os usuários terão disponíveis para acessar a rede de computadores.

Para quem usa menos a internet, segundo Valente, a melhor solução continua sendo o sistema existente hoje, que é o uso de um número telefônico normal, para acessar o provedor, em que o assinante paga pela duração da ligação.

A segunda possibilidade será um número chamado de “0i00', onde será cobrada do assinante uma tarifa “flat”, como são as tarifas do 0500 ou 0300. E a terceira possibilidade é a de um número local específico, que ao ser discado a rede de telefonia já encaminha a ligação diretamente para a rede de dados.

Valente acrescentou que o objetivo é que o usuário tenha o maior número de alternativas possíveis. Ele explicou ainda que a utilização do “0i00” ou do número local específico não implicam num custo adicional muito grande para as empresas. Segundo ele, o gasto das empresas será o mesmo de quando abrem um novo prefixo nas cidades, a implantação de um software.