Anatel quer criar tarifa mensal fixa para internet
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) defende a criação de uma tarifa telefônica diferenciada para o acesso à internet. O usuário pagará um valor fixo mensal, independentemente do tempo que permanecer conectado ao provedor.
O diretor Luiz Tito Cerasoli diz que a proposta de tarifa fixa consta do novo regulamento para o acesso à internet que foi colocado em consulta pública pelo órgão regulador.
“Não existe internet gratuita. Só o provedor, em alguns casos, é gratuito. É preciso deixar claro para o usuário que ele paga o acesso telefônico”, afirma o diretor.
A proposta da tarifa plana é apoiada pelos principais provedores de acesso à internet.
Segundo o vice-presidente da America Online Brasil, Milton Camargo, em outros países a criação da tarifa fixa aumentou em 35% o número de usuários da internet, enquanto o tempo médio de utilização da rede, por internauta, aumentou 50%.
Para o diretor-geral do UOL (Universo Online), Claus Vieira, a tarifa plana vai contribuir para a democratização da internet. Hoje, a tarifa é cobrada por pulsos (cada pulso tem quatro minutos), como se fosse um telefonema.
Tito Cerasoli afirma que o sistema atual concentra o acesso no horário da madrugada e nos finais de semana, quando há desconto na tarifa telefônica. “Para pagar menos pulsos telefônicos, os estudantes fazem as pesquisas escolares pela internet durante a madrugada, quando deveriam estar dormindo.”