A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, pelo prefeito Elói Pietá; os deputados federal, Jorge Tadeu Mudalen, e estadual, Paschoal Thomeu; o presidente da Infraero Fernando Perrone e do superintendente regional Tércio Ivan de Barros; pelo presidente da Agende, Luis Roberto Mesquita; pelo vice-presidente da Acig, Paulo Cezar Longo Paiva; pelo diretor-titular do Ciesp Guarulhos, Antonio Carlos Koch; pelo vereador Abdo Mazloum (representando a Câmara Municipal); major brigadeiro do ar José Orlando Bellon (Basp); pelo diretor comercial e industrial da Infraero, Orlando Boni; pelo diretor de engenharia e manutenção da Infraero, Antonio Carlos Justi; do Superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, Dario Raiz Lopes.
No início do evento, a superintendente de empreendimentos de engenharia da Infraero, Eleuza Lorez, fez a apresentação do projeto, expondo os números atuais do empreendimento. Já sendo um dos mais modernos da América Latina, o Aeroporto Internacional de Guarulhos movimenta atualmente cerca de 100 mil pessoas por dia, chegando a 13 milhões de pessoas por ano. Para atender a crescente demanda do tráfego aéreo do Estado de São Paulo, o Plano de Desenvolvimento Aeroportuário prevê a construção de mais dois Terminais. Hoje o Aeroporto possui dois terminais de passageiros, com capacidade para movimentar 17 milhões de passageiros por ano, e complexo de duas pistas para pouso. A sua modernização está sendo feita em etapas, e a primeira delas (ampliação dos Terminais 1 e 2) está em fase final de obras. A prioridade para este ano é a ampliação do pátio de manobra e pistas de taxiamento das aeronaves. O presidente da Infraero, Fernando Perrone, declarou que serão realizadas primeiro as obras para construção da terceira pista, para depois iniciar as do terceiro Terminal, que consumirá investimentos na ordem de R$ 1,1 bilhão. A Infraero contratou uma empresa especializada para fazer um levantamento sócio-econômico das famílias da região próxima ao Aeroporto. Será necessário fazer desapropriação de cerca de 10 mil famílias no bairro Haroldo Veloso e adjacências.
A Infraero vai utilizar recursos do Governo do Estado para pagar as indenizações, mas se diz incapaz de lidar com a situação, recorrendo à parceria com a prefeitura de Guarulhos. “A Infraero não tem legitimidade para a desapropriação”, afirmou Fernando Perrone em discurso. O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, também se mostrou preocupado com a desapropriação, dizendo ser este o principal problema a resolver. Ele acha que, se todos trabalharem juntos, poderão buscar uma solução definitiva para essas pessoas, com a possibilidade da construção de um conjunto habitacional.
O prefeito levantou outros aspectos que devem ser tratados juntos: acesso ao Aeroporto (trem expresso, que vai ligar o centro de São Paulo ao Aeroporto, e as rodovias de acesso), desapropriação, mobilidade (centro geográfico da cidade) e meio ambiente, entre outros. Pietá diz que o Governo do Estado, através do deputado Walter Feldman, é o “elo de ligação entre a Infraero e a Prefeitura”, e que haverão decisões pelas duas partes.
Após os discursos, foi aberto espaço para que os participantes apresentassem suas dúvidas. Foram muitas questões relacionadas às desapropriações e a construção das vias de acesso ao aeroporto. Fernando Perrone respondeu não saber quando as famílias terão de sair dos terrenos que serão desapropriados e não definiu um cronograma de implantação.