Notícias

Almeida envia à Câmara projeto de lei que cria o Bilhete Único

Guarulhos, 20 de maio de 2009

O prefeito Sebastião Almeida enviou à Câmara Municipal na terça-feira, 19, projeto de lei que determina as normas para a implantação do Bilhete Único em Guarulhos. Caso seja aprovado ainda neste semestre, a expectativa é que o benefício seja implantado em 2010. O texto também prevê a realização de licitação para a exploração de transporte de passageiros.

Na avaliação do prefeito, a criação da Lei do Bilhete Único – uma das principais reivindicações da população – ampliará a quantidade de usuários de ônibus e, consequentemente, diminuirá o número de pessoas que circulam a pé em Guarulhos por falta de recursos financeiros. Levantamento da Secretaria de Transportes e Trânsito, que vem sendo realizado desde o início deste ano, aponta que a medida deverá incorporar entre 27% e 30% novos usuários no sistema de transporte do município. 

O Bilhete Único também proporcionará sensível economia para os usuários de ônibus, já que passarão a se deslocar pela cidade utilizando quantas conduções forem necessárias pagando apenas uma tarifa. Desta forma, entende o prefeito, os empresários de diversos setores também terão mais um motivo para contratar o trabalhador do próprio município.

Almeida também espera aumentar a segurança de passageiros e condutores, uma vez que diminuirá o volume de dinheiro circulando nos coletivos. “Antes de tudo, vale lembrar que a aprovação desse projeto na Câmara criará as condições para assegurar os compromissos de nosso programa de governo”, observou.
 
Licitação – Já a proposta de realização de licitação para prestação de serviços na área de transporte público visa estabelecer novas regras para o funcionamento das empresas de ônibus, uma vez que atualmente elas funcionam pelo sistema de permissão provisória. O prefeito acredita que, a partir da aprovação do projeto, estará criada a oportunidade para estabelecer, definitivamente, o papel dos sistemas que atendem a cidade: serviços metropolitano e municipal.