ACE-Guarulhos

Almeida cobra maior participação dos municípios na ONU

Em um discurso na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o prefeito Sebastião Almeida cobrou maior participação dos municípios na definição das políticas que determinarão o futuro do planeta. O prefeito participou na segunda-feira, 23, de encontro promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela UN-Habitat,  com o tema “O futuro que governos locais e regionais querem”. Ele foi recebido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

“Podemos encorajar aqui a tomada de uma decisão histórica, que possibilite realizarmos reformas institucionais para fortalecer o papel da governança local e reconhecer as cidades como representantes diretas da população mundial e participantes legítimas dos debates internacionais”, destacou o prefeito Almeida aos representantes de cidades de todo o mundo.

Como vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, Almeida representou não só Guarulhos, mas também  as 246 cidades da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil, e outras 230 cidades sul-americanas da rede Mercocidades. O encontro vai selecionar propostas de ações sustentáveis dos municípios, que serão encaminhados pela ONU  Rio + 20, a conferência mundial sobre o clima, realizada no Rio de Janeiro, em  junho.

“Cidades sustentáveis são cruciais para o futuro da humanidade. A contribuição das cidades pode não só garantir o sucesso da Rio + 20, como também ser a base para a realização de uma ‘Nova Agenda Urbana’ na conferência Habitat III, em 2016”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Monn. “Eu conto com vocês para que as vozes das cidades sejam ouvidas”.

Guarulhos – Almeida participou da mesa “Do Rio ao Habitat III”, ao lado dos prefeitos de Montreal (Canadá), Gerald Tremblay, de Istambul (Turquia), Kadir Topbas, do diretor-executivo da ONU Habitat, Joan Clos. “Tendo em vista a preparação para o Habitat III, em 2016, temos a missão de integrar a diplomacia das cidades como contribuição para a transformação política e para o diálogo internacional. Isto é um dever da comunidade internacional neste momento”, disse.

O prefeito de Guarulhos ressaltou que as cidades de todo o mundo buscam repetidamente o reconhecimento de sua posição central nas discussões internacionais. “Especialmente agora, em meio aos desafios provocados pela mudança climática, a definição de políticas de desenvolvimento e acesso a financiamento podem ajudar nas prioridades locais”, afirmou o prefeito.

Almeida também ressaltou a importância do intercâmbio entre os municípios.  “Acreditamos na cooperação internacional das cidades como eixo fundamental para o aperfeiçoamento de nossas políticas locais, que, em conjunto com outras cidades, têm um impacto global”, disse.

Ele aproveitou a oportunidade para destacar a experiência com o Orçamento Participativo em Guarulhos. “Há mais de dez anos, temos lutado para diminuir as desigualdades sociais e o crescimento urbano acelerado por meio da participação popular na definição das políticas públicas, como ocorre com o nosso Orçamento Participativo”, ressaltou.

Segundo o prefeito, as cidades têm buscado espaço em áreas como inovação financeira, técnica e de inclusão cidadã, mobilizando recursos para ampliar a justiça social, a sustentabilidade ambiental e a democracia plena. “Assim, é natural que as cidades desejem, de acordo com suas experiências, competências e legitimidade, participar imediatamente das definições políticas e, sobretudo, das ações políticas que determinarão o futuro do planeta”, acrescentou Almeida.

Exemplos locais – Almeida apresentou projetos desenvolvidos em Guarulhos, como a Recicladora de Entulho do Cabuçu, o Programa Ilhas Verdes (PIV), os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e o CEU Continental, o primeiro projeto de prédio verde a ser construído pela Prefeitura de Guarulhos.

O encontro promovido pela CGLU e pela UN-Habitat reuniu os prefeitos de cidades como Vancouver e Montreal (Canadá), Stuttgart (Alemanha), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal) e Dacar (Senegal).

O prefeito viajou acompanhado pelo coordenador de Relações Internacionais de Guarulhos, Fernando Santomauro. Ele também se encontrou com a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Sair da versão mobile