O prefeito Sebastião Almeida assinou nesta quinta-feira, dia 5, o decreto que regulamenta a Lei 6.548, que trata da reestruturação do Sistema de Transporte Público e da implantação do Bilhete Único no município. A Prefeitura trabalha agora na convocação de audiência pública, ainda neste mês de novembro, para discussão do projeto com a população. Somente depois de cumprida essa etapa é que poderá ser publicado o edital de licitação do setor.
Almeida assina decreto que regulamenta Bilhete Único em Guarulhos
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, a previsão é de que o processo da licitação que irá determinar as novas regras para o funcionamento das empresas de ônibus e de implantação do Bilhete Único esteja concluído em 2010. Gonçalo salienta que no próximo ano, devido às eleições, o trâmite desse processo licitatório possa ser prejudicado.
“Mesmo assim, eu estou otimista. No curto espaço de dez meses, conseguimos dar passos importantes para tornar o Bilhete Único uma realidade em Guarulhos. E vamos continuar nos empenhando para que isso se concretize no ano que vem”, afirmou.
A Lei 6.548 estabelece que o usuário do sistema terá até duas horas para fazer as integrações necessárias para se deslocar de um ponto a outro da cidade com o preço único de uma tarifa. Para tanto, as linhas de ônibus foram divididas em três áreas de concessão, que serão alimentadas por outras três de permissão, onde irão atuar os microônibus que substituirão as atuais vans do sistema alternativo.
A expectativa da Secretaria de Transportes e Trânsito é de que, com o Bilhete Único, o número de usuários do transporte público passe dos atuais 380 mil para 450 mil passageiros ao dia. “Acreditamos que cerca de 30% dos munícipes acabem indo a pé para o trabalho, porque não conseguem pagar duas ou três passagens. Queremos incorporar essas pessoas ao sistema e atendê-las da melhor forma possível”, garante o prefeito Sebastião Almeida.
Na sua opinião, o ideal seria implantar o Bilhete Único com os corredores exclusivos do transporte público e os terminais de passageiros já em funcionamento. Entretanto, para ele a população guarulhense não poderia esperar mais tempo por um benefício que vem tardiamente.
“A construção de corredores e terminais implica, na maioria dos casos, desapropriações, que nem sempre são fáceis de resolver. Mesmo assim, o terminal do Cecap está sendo executado, o do Taboão deve ser feito pelo governo do Estado e o da Juscelino Kubitschek, no Pimentas, deve ser iniciado em 2010. Sem contar o do São João, cujo projeto está em fase de conclusão”, assinalou.