Esse material, que aparentemente envolve algum tipo de sorteio ou jogo, está redigido de forma confusa e em português com erros grosseiros de ortografia, sempre remetendo a empresa sediada fora do Brasil. O mais grave é que induz a quem o recebeu a enviar um formulário com dados pessoais, número de cartão de crédito, dígito de segurança e assinatura autorizando débitos de valores em dólar. O único telefone informado para contato é fora do país, o que no mínimo implicaria em gastos (prejuízos) com ligações internacionais.
A Fundação Procon-SP alerta os consumidores a não responderem a essa promoção, pois as informações são confusas, a suposta premiação, incerta, e contrariam todas as normas de defesa do consumidor existentes no País, além de colocarem o consumidor em risco, tendo em vista sorteios com base em loteria Alemã e pagamentos em moeda estrangeira.
O órgão lembra ainda que, em caso de prejuízos com “promoções” ou sorteios semelhantes o consumidor ficará sem proteção legal, uma vez que existem fortes indícios de golpe internacional, praticado por empresa fora da jurisdição dos órgãos de defesa do consumidor e de policiais brasileiros.
O consumidor deve estar sempre alerta e desconfiar de prêmios concedidos por desconhecidos e/ou nos quais não tem conhecimento de estar participando e, ainda, de ofertas milagrosas, pois na maioria das vezes trata-se de golpes ou publicidade enganosa.