Agora as ofertas são para os pais
Temperatura baixa nas vésperas do Dia dos Pais eleva o movimento dos consumidores e o entusiasmo dos lojistas. Quem vende espera faturar com as liqüidações de inverno. Quem compra quer aproveitar as ofertas para presentear. Vários shoppings estão preparando promoções para agradar pais de todos os tipos
“O ano está se revelando muito positivo para o comércio, e o Dia dos Pais não será diferente. O frio vai fazer com que os itens de vestuário, os de maior valor, tornem-se os alvos dos consumidores”, afirma o diretor de relações com o mercado da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, a Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva. Ele estima que as vendas sejam até 7% maiores em relação à data de 2006. “A temperatura baixa chegou atrasada; por isso algumas lojas já queimaram boa parte do estoque. Mesmo assim, não vai faltar mercadoria. A meteorologia indica que o calor vai demorar a chegar.”
O Shopping Center Norte calcula que as vendas devam subir 15% na data comemorativa dos pais neste ano, em comparação com o ano passado. O fluxo de visitantes pode crescer 20%, principalmente nos finais de semana. “Mais de meio milhão de pessoas devem passar pelos corredores do Center Norte, que costuma atrair, só nos sábados e domingos, cerca de 150 mil clientes”, afirma a diretora de marketing do centro de compras, Glorinha Baumgart. “Os filhos vão economizar, já que a liqüidação dos shoppings está coincidindo com a comemoração.”
A campanha do Shopping Paulista, que vai exibir a ilustração de um pai abrindo o peito e mostrando o coração junto ao coração pequenino do filho, ficou com a responsabilidade de colaborar nas vendas do centro comercial. “O investimento publicitário é de R$ 400 mil. A expectativa é de que seja registrado aumento de 11% nas vendas e de 7% no fluxo de pessoas no período de compras para o Dia dos Pais”, diz o gerente geral do empreendimento, Sérgio Fernandes.
A paixão masculina por carros será o tema da campanha do Centro Comercial Leste Aricanduva. Entre 31 de julho e 12 de agosto, haverá exposição de automóveis personalizados, o que deve contribuir para que as vendas subam 10% em relação à temporada do Dia dos Pais de 2006. O movimento deve crescer 5%. “A tendência é de que os itens mais procurados sejam os produtos eletrônicos”, afirma o superintendente Marcos Sérgio de Oliveira Novaes.
O Shopping Interlagos estima aumento de 8% na data, em relação ao Dia dos Pais do ano passado, com crescimento de público de 6%. De acordo com a superintendente Carla Bordon Gomes, os produtos mais procurados deverão ser itens de vestuário, celulares e eletroeletrônicos. O investimento na campanha promocional foi de R$ 200 mil. Já o Central Plaza Shopping diz esperar alta de 7% nas vendas e de 5% no número de visitantes.
O Shopping Ibirapuera investiu R$ 850 mil na campanha para a data. A liquidação de inverno oferece descontos de até 70%, diz o gerente de marketing Ricardo Portela. “As vendas neste Dia dos Pais devem ser até 7% maiores em comparação à data de 2006. O segundo semestre é sempre melhor para o comércio. A oferta de crédito aumentou e o dólar baixou, o que contribui para o resultado positivo”, afirma o responsável pelo marketing.