ACE-Guarulhos

ACSP reduz tempo de consulta ao crédito

O tempo médio da consulta aos serviços de informações de crédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi reduzido em mais de 50%. O tempo médio de resposta de cada uma das cerca de 3 milhões de solicitações recebidas diariamente pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e pelo UseCheque passou de entre 1,5 segundo e 2 segundos para 0,75 segundo. “O usuário recebe a resposta quase imediatamente”, comemora Jair de Ávila, gerente de suporte técnico e telecomunicações da ACSP.

A redução de tempo se deve à ampliação feita na infra-estrutura de TI da ACSP. Com o auxílio da Itec, integradora de sistemas do grupo Itautec Philco, a associação implantou o novo servidor IBM i5 550 no lugar do iSeries 830, que agora é usado como servidor de contingência. A nova máquina tem capacidade de armazenamento de 2,46 Terabytes, ante 0,9 Terabytes da anterior. O melhor desempenho do serviço também se deve, de acordo com Ávila, ao fato de o i550 ter duas vezes mais velocidade de processamento, a ACSP ter feito o upgrade do sistema operacional em uso – passou do V5 para o R3 – e ainda ampliado sua memória RAM em 80%.

Ávila revela que o upgrade custou aproximadamente 3 milhões de reais à ACSP. O objetivo é conseguir atender à crescente demanda pelos serviços, conforme a associação expande o número de cidades atendidas e amplia sua base de serviços e informações para consultas. A Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), rede que concentra os serviços oferecidos pela ACSP a seus associados, é utilizada por mais de 1 milhão de empresas, entre pequenos varejistas, grandes redes e financeiras.

A entidade possui 2,5 bilhões de registros de informações de crédito em seu banco de dados e tem como foco de suas atividades a análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Fernanda K. Ângelo

Nota: Através da Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais), ACE-Guarulhos oferece estas informações com a mesma agilidade. Informações adicionais: Tel. (11) 6463-9333

Sair da versão mobile