O filme de Flávia Moraes condensa figurino “Mad Max”, fotografia, montagem, efeitos especiais, som e direção de arte de altíssimo nível. Segundo a diretora, aproximadamente 35% foram feitas em estúdio, 80% teve algum tipo de intervenção digital e há pelo menos 30 seqüências em 3D. “O cinema brasileiro ainda é muito realista. A gente tem tecnologia e profissionais para trabalhar com filmes de ficção científica. A intenção era inaugurar um gênero e não fazer As Aventuras de Sandy e Júnior.”
Os principais efeitos especiais mostram um lagarto mutante de duas cabeças, o falcão Malthus e a fotografia seca do deserto do Atacama, no Chile, onde foram filmadas parte das externas. Como Sandy e Junior não puderam viajar ao local, muitas cenas foram feitas em estúdio, reproduzindo o ambiente com toneladas de areia.
Com referências mitológicas, Acquária é uma aventura romântico-futurista que faz um alerta sobre a privação de recursos naturais, principalmente a água.
O roteiro, é assinado pela diretora e por Cláudio Galperin. Ambientado num futuro não identificado, o filme conta a história de Kim (Junior), Gaspar (Emílio Orciollo Netto), e do menino Guili (Igor Rudolf), que vivem num lugar desértico e hostil, onde a água é artigo de luxo.
O clímax dramático ocorre no prólogo, quando o casal de cientistas Bartók e Nara, vivido por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, está prestes a criar uma máquina para produzir água. Entretanto, eles são mortos por um grupo de saqueadores antes de completarem a invenção.
Gaspar esforça-se em reconstruir a máquina de fazer água, quando surge a desconhecida Sarah (Sandy). Ela se une ao grupo mas esconde um segredo. O cotidiano do pequeno grupo passa a ser retratado na maior parte do filme. “Acho que é um filme de ficção, uma aventura que fala de amor e amizade”, definiu a diretora.
É provável que Acquária atraia os fãs dos irmãos campineiros. Como não há “ponto sem nó” na carreira dos irmãos, a faixa Encanto, do CD Identidade, é tema do longa, recheado de canções românticas da dupla. “A gente não é ator. Dei o meu melhor nisso, mas nós somos cantores. Nossa prioridade é a música”, admitiu Sandy.
Alexsandra Bentemuller