Para agilizar a solução das reclamações dos consumidores, as seguradoras terão prazo de dez dias para responder às queixas formalizadas junto ao Procon/Guarulhos e disponibilizarão de um canal direto de atendimento aos técnicos do órgão. Essas medidas foram aprovadas por unanimidade, nesta segunda-feira (27), durante a reunião da entidade com representantes de várias seguradoras, do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-SP) e do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização (Sindseg-SP).
De acordo com o coordenador do Procon/Guarulhos, Leonardo Freire Pereira, a reunião significa um avanço no trâmite das reclamações. “Cada vez mais estamos procurando agilizar o atendimento aos consumidores e, os canais diretos com as empresas vão possibilitar a resolução de problemas sem abertura de processo. Ganha a seguradora e o segurado também”, afirmou Pereira.
Para Luiz Carlos Ruivo, delegado regional do Sincor-SP, a participação do Sindicato contribuirá no atendimento do consumidor segurado.
O acordo também prevê a elaboração de pareceres técnicos do Sincor sobre as reclamações e a presença de representantes das seguradoras com poder de decisão nas audiências do órgão.
O encontro contou com a presença das seguintes seguradoras: Sul América, Unibanco AIG, Itaú Seguros, AGF Brasil Seguros, Porto Seguro, Real Seguros, Mitsui Sumitomo, Marítima Seguros e Bradesco.