Acig avalia participação em Congresso
A Acig fez uma avaliação positiva do XII Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, realizado em Brasília (DF) entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Participaram do encontro, representando Guarulhos, o consultor jurídico Adilson Ribas, o presidente Anunciato Thomeo Sobrinho, o primeiro tesoureiro João Batista Alvarenga e o gerente comercial Maurici Dias Gomes.
Mesa de mediadores.
Para Anunciato, os temas incluídos na programação foram bastante interessantes, em especial o que tratou sobre a viabilidade da Reforma Tributária. “Pegando como gancho o assunto, levamos a reivindicação ao Presidente Fernando Henrique de maior empenho na questão”, informou o presidente da Acig. FHC, que participou da palestra de encerramento, declarou ser difícil conciliar os interesses da União, dos Estados e dos cerca de 6 mil municípios da federação. Mas garantiu que irá empenhar-se em seu último ano de mandato.
Embaixador Marcílio Marques Moreira – Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro
Muito aguardado pelas associações participantes, o painel sobre “Alternativas de Sustentabilidade para as Associações Comerciais e Industriais” abordou as novas ferramentas na capitação de associados e criação de serviços para manutenção e aumento dos quadros associativos. A TV por assinatura e a Internet foram apontadas como grandes instrumentos da atualidade. “A orientação dos palestrantes convidados foi a de que não nos limitemos aos serviços básicos de consulta ao crédito”, informou Anunciato Thomeo Sobrinho.
Sr. Anunciato e Dorothéa Werneck – Gerente Especial da APEX – Agência de Promoção de Exportações
O presidente da Acig lembrou que as diretrizes que foram dadas já vêm sido adotadas pela Entidade há mais de um ano. “De olho no
e-commerce, implantamos o comércio eletrônico ACIG, que permite transações entre empresas e o nosso Portal, que disponibiliza os serviços da entidade, notícias atualizadas e consultores virtuais, e estamos criando novas fontes de receita com a criação, por exemplo, do Departamento de Comércio Exterior, que iniciou suas atividades em fevereiro”, concluiu Anunciato.
Sr. Anunciato Thomeo (ACIG) e Sr. Alencar Burti – Presidente da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
Aliás, Comércio Exterior foi tema de um dos painéis de debate, com a participação da Gerente Especial da Apex, Dorothéa Werneck, do embaixador Marcílio Marques Moreira – que na ocasião lançou seu livro -e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral. Os palestrantes enfocaram a exportação como caminho para a sobrevivência das empresas e do País.
Dr. Adilson Ribas – Assessor Jurídico, Sr. Anunciato Thomeo Sobrinho – Presidente, Sr. João Batista Alvarenga – Tesoureiro e Maurici Dias Gomes – Gerente Comercial da ACIG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos.
Entre os temas abordados durante o encontro estavam também “Empresas Cidadãs – Promovendo a Justiça Social”; “Consolidação da Pequena Empresa – Projeto Empreendedor do Sebrae”; “Mediação e Arbitragem – Uma Nova Perspectiva para a Justiça no Brasil”; “Desenvolvimento com Estabilidade – O Brasil que Nós Queremos” ; “O papel do jovem empresário no fortalecimento das Empresas” e “A Inserção da Mulher no Contexto Empresarial”.
Participantes do congresso.