Notícias

Acig avalia participação em Congresso

Guarulhos, 05 de março de 2002

ArteA Acig fez uma avaliação positiva do XII Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, realizado em Brasília (DF) entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Participaram do encontro, representando Guarulhos, o consultor jurídico Adilson Ribas, o presidente Anunciato Thomeo Sobrinho, o primeiro tesoureiro João Batista Alvarenga e o gerente comercial Maurici Dias Gomes.


Mesa de mediadores.

Para Anunciato, os temas incluídos na programação foram bastante interessantes, em especial o que tratou sobre a viabilidade da Reforma Tributária. “Pegando como gancho o assunto, levamos a reivindicação ao Presidente Fernando Henrique de maior empenho na questão”, informou o presidente da Acig. FHC, que participou da palestra de encerramento, declarou ser difícil conciliar os interesses da União, dos Estados e dos cerca de 6 mil municípios da federação. Mas garantiu que irá empenhar-se em seu último ano de mandato.


Embaixador Marcílio Marques Moreira – Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Muito aguardado pelas associações participantes, o painel sobre “Alternativas de Sustentabilidade para as Associações Comerciais e Industriais” abordou as novas ferramentas na capitação de associados e criação de serviços para manutenção e aumento dos quadros associativos. A TV por assinatura e a Internet foram apontadas como grandes instrumentos da atualidade. “A orientação dos palestrantes convidados foi a de que não nos limitemos aos serviços básicos de consulta ao crédito”, informou Anunciato Thomeo Sobrinho.


Sr. Anunciato e Dorothéa Werneck – Gerente Especial da APEX – Agência de Promoção de Exportações

O presidente da Acig lembrou que as diretrizes que foram dadas já vêm sido adotadas pela Entidade há mais de um ano. “De olho no
e-commerce, implantamos o comércio eletrônico ACIG, que permite transações entre empresas e o nosso Portal, que disponibiliza os serviços da entidade, notícias atualizadas e consultores virtuais, e estamos criando novas fontes de receita com a criação, por exemplo, do Departamento de Comércio Exterior, que iniciou suas atividades em fevereiro”, concluiu Anunciato.


Sr. Anunciato Thomeo (ACIG) e Sr. Alencar Burti – Presidente da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Aliás, Comércio Exterior foi tema de um dos painéis de debate, com a participação da Gerente Especial da Apex, Dorothéa Werneck, do embaixador Marcílio Marques Moreira – que na ocasião lançou seu livro -e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral. Os palestrantes enfocaram a exportação como caminho para a sobrevivência das empresas e do País.


Dr. Adilson Ribas – Assessor Jurídico, Sr. Anunciato Thomeo Sobrinho – Presidente, Sr. João Batista Alvarenga – Tesoureiro e Maurici Dias Gomes – Gerente Comercial da ACIG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos.

Entre os temas abordados durante o encontro estavam também “Empresas Cidadãs – Promovendo a Justiça Social”; “Consolidação da Pequena Empresa – Projeto Empreendedor do Sebrae”; “Mediação e Arbitragem – Uma Nova Perspectiva para a Justiça no Brasil”; “Desenvolvimento com Estabilidade – O Brasil que Nós Queremos” ; “O papel do jovem empresário no fortalecimento das Empresas” e “A Inserção da Mulher no Contexto Empresarial”.


Participantes do congresso.