ACE-Guarulhos

Acessa SP ultrapassa 336 mil atendimentos em Guarulhos

O programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, superou a marca de 45 milhões de atendimentos realizados em todo o Estado. Em Guarulhos, nos dois postos de atendimentos existentes na cidade (Poupa Tempo – CIC Guarulhos), já foram prestados, desde o início do serviço em 2007, mais de 336 mil atendimentos e 34.759 usuários cadastrados.

No entanto, mesmo com a expressiva marca registrada em Guarulhos, o número de atendimentos na cidade vem caindo ano a ano. Quando do início do programa, há três anos, foram prestados um total de 121.504 atendimentos. Já em 2008, este número caiu para 98.848, queda de 22,92%. Em 2009, o total de atendimentos despencou para 89.443, ou seja, mais de 9 mil registros a menos.

Um dos motivos das quedas registradas desde o início do programa pode estar atrelado ao sucesso do programa em Guarulhos, já que a tendência é que a população adquira ou mesmo utilize computadores pessoais, já que foram iniciadas no processo de inclusão digital. Porém, no primeiro trimestre deste ano os atendimentos apresentaram crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento foram 26.220 registros. Caso se mantenha a tendência de crescimento,

Em todo o Estado de São Paulo, foram mais de 1,9 milhão de cidadãos cadastrados no serviço que oferece o acesso gratuito à internet banda larga em mais de 500 municípios paulistas. Para usar livremente os computadores nos postos, é necessário preencher um cadastro e retirar a senha que dá direito ao acesso em um intervalo de 30 minutos.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

O programa consolida a política de promover a inclusão digital no Estado de São Paulo, conforme mostra edição recente da Ponline, pesquisa realizada anualmente para avaliar o perfil do usuário do Acessa SP. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A cobertura do programa Acessa SP está sendo ampliada no Estado de São Paulo. Desde 2007, quando teve início o plano de expansão do programa, foram entregues mais de 250 unidades. A meta é atender até 2010 a todos os municípios paulistas que manifestarem interesse. Atualmente, são 595 unidades distribuídas em 524 municípios. O Acessa SP é um programa vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Estado e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Serviço:

Acessa SP em Guarulhos

Poupatempo Guarulhos
Rua José Campanella, 185 – Macedo
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h
Computadores para usuários: 16
Capacidade mensal de atendimentos: 5,1 mil

CIC Guarulhos

Avenida Capão Bonito, 64 – Pimentas (Vila Maria de Lourdes)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Computadores para usuários: 9
Capacidade mensal de atendimentos: 2,8 mil

Sair da versão mobile