Acessa SP chegará a todos os municípios do estado
O maior programa de inclusão digital do país não pára de crescer. O governo do estado anunciou nesta terça-feira, 11, o plano de expansão do programa Acessa São Paulo, com a meta de levá-lo a todos os 645 municípios paulistas até 2010. Todas as prefeituras interessadas terão uma unidade do Acessa SP.
“Esse programa não fui eu quem criou. É da obra de Mario Covas. Vamos fazer mais Acessa SP do que encontramos. Esse é um programa barato, não vou fazer demagogia dizendo que é caro. Precisa é de mais organização”, disse o governador José Serra no Museu da Energia, em Itu, onde inaugurou mais uma unidade do programa. O plano de expansão prevê, inicialmente, a entrega de 50 postos, que já entram em operação neste mês.
O governo vai implantar mais 120 postos até dezembro de 2008, aumentando para 473 o número de cidades cobertas pelo programa. Desta forma, 73% dos municípios do Estado passarão a contar com pelo menos uma unidade do Acessa até o final do ano que vem. O investimento para a implantação destes 170 postos é de cerca de R$ 2,6 milhões.
Atendimentos – Atualmente, o programa Acessa SP, coordenado pela Secretaria Estadual de Gestão Pública, está presente em 306 cidades, dispõe de 354 postos, com 3.526 computadores e 640 orientadores, realizando 545 mil atendimentos mensais. Até o final de 2008 o número de atendimentos mensais será de 803 mil, um aumento de 47% em relação aos dias de hoje, e o total de postos no estado chegará a 524. O número de orientadores vai passar para 900, ao passo que o número de computadores chegará a 4.896.
De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.
A pesquisa apontou que 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho e 46% afirmam já terem utilizado algum serviço eletrônico do governo.