O pedido foi feito em reunião na sede da Proguaru.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior e o vice-presidente de serviços da entidade, Wilson J. Lourenço Jr., participaram na semana passada de uma reunião com o presidente da Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru), Carlos Dermam. Na pauta, a ampliação da zona azul no centro da cidade e a implantação do sistema na Vila Galvão.
Os representantes da ACE foram levar ao conhecimento do presidente da empresa de economia mista, as reivindicações dos comerciantes das duas regiões.
“Em ruas paralelas à rua Nilo Peçanha, não tem como parar, já que não há a rotatividade no estacionamento”, disse Decio Pompêo.
Segundo Carlos Dermam, a Proguaru apenas gerencia o funcionamento da Zona Azul em Guarulhos, através das orientadoras.
“Diferentemente das administrações passadas, a Proguaru não possui poder de decisão. Quem faz esta opção hoje é a Secretária de Transporte e Trânsito, Patrícia Veras”.
Wilson Lourenço falou ainda de problemas com o serviço em outros bairros. Segundo ele, na região do Bom Clima houve um excesso de ruas com a implantação da zona azul.
“Quem passa perto do Fácil por exemplo, percebe que existem vagas de estacionamento sobrando”, comentou.
Dermam falou ainda de uma nova proposta que poderá ser implantada na cidade. Segundo ele, os atuais talões de zona azul poderão ser substituídos por máquinas de rua, que emitirão, através de um cartão, um recibo de permissão de estacionamento. Ele explicou ainda que a Secretaria de Transporte e Trânsito pretende abrir uma licitação para contratar uma empresa que explore o serviço. Porém, o gerenciamento e a fiscalização do serviço continuaria sendo de responsabilidade da Proguaru.
“O serviço é deficitário e isto pode melhorar. Eu tinha medo que com a implantação deste novo sistema, eu tivesse que mandar embora as orientadoras, mas isto não ocorrerá”, salientou Carlos Derman.
Após ligação telefônica feita para a Secretária de Transporte e Trânsito, Patrícia Veras, ficou decidido que a ACE enviará uma lista com ruas prioritárias para receber o serviço de Zona Azul nas duas regiões. Patrícia Veras ficou de analisar e agilizar o processo de instalação.