Notícias

ACE mostra oportunidades de negócios com Curaçao

Guarulhos, 10 de junho de 2009

O sonho em desbravar o mercado internacional sempre pareceu muito distante para muitos pequenos e médios empresários. Vencer esta mística é o grande desafio da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), que em parceria com a Curaçao Chamber of Commerce & Industry, realiza na próxima quarta-feira, 17, a partir das 9h, o seminário “Oportunidades de Negócios e Incentivos com Curaçao”. Neste dia, acontecerá também uma rodada de negócios entre empresários dos dois países, além do lançamento do DVD – “Diário de Negócios”.


José Roberto Vitorelli, diretor de comércio exterior da ACE

Uma delegação formada por 25 representantes de Curaçao, entre empresários e autoridades, chega ao Brasil para apresentar aos empreendedores brasileiros a Iniciativa da Bacia do Caribe – Lei Americana que prevê benefícios aos empreendedores que utilizarem países caribenhos como plataforma de exportação para os Estados Unidos e Europa. O incentivo prevê alíquota zero para produtos importados pelos Estados Unidos desta plataforma.

O diretor de comércio exterior, José Roberto Vitorelli, que vem coordenando os trabalhos para a realização do encontro juntamente com Guadalupe Rengifo, Fernando Oliveira e Gabriela Prestes, explica que o empresário brasileiro exportará para parceiros de Curaçao produtos que ainda necessitarão de acabamento. Esta finalização é feita na própria ilha caribenha e de lá ganham solo americano e europeu. “Em geral, os empresários que tentam exportar diretamente do nosso país sofrem com a tributação de seus produtos, até porque não existe, por exemplo, acordo de isenção entre o Brasil e os Estados Unidos. Por isso, Curaçao pode ser uma ferramenta importante para este empreendedor que pretende posicionar seu produto no mercado internacional”, disse Vitorelli.

Entre os produtos e serviços que os empresários caribenhos procuram estão: roupas de alta moda, joalheria, produtos farmacêuticos, produtos perecíveis, Call Centers, provedores de internet, entre outros. Para Vitorelli, o país deve aproveitar estas oportunidades. “Existem oportunidades nestes mercados de destinos, que necessitam suprir diversas necessidades. O nosso produto, de uma maneira geral não é caro e se adaptado a realidade destes mercados, será muito bem visto”, falou.

O presidente da ACE, Wilson Lourenço, ressalta que o encontro vem para marcar uma importante posição da entidade no setor de comércio exterior. “Nosso diretor de comércio exterior – José Roberto Vitorelli – vem há tempos batalhando para desenvolver encontros como este, principalmente em virtude do bom momento que as exportações brasileiras vinham passando antes da crise. Neste sentido, acredito que a Associação Comercial cumpre seu papel de ser uma facilitadora para os empreendedores guarulhenses”, disse.

Os empresários interessados em participar podem fazer sua inscrição pelo site da ACE-Guarulhos, www.aceguarulhos.com.br. Informações através da Central de Relacionamento: (11) 2137-9333.