ACE-Guarulhos

ACE-Guarulhos teve quase 454 mil consultas de crédito em 2017

As consultas de consumidores e empresas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos somaram 453.912 buscas em 2017. O número refere-se à quantidade de vezes que os consumidores vieram ao balcão de atendimento da ACE, no Bom Clima; que os comerciantes e prestadores de serviços associados acionaram o sistema da entidade; e até as consultas sobre a situação de veículos, como sinistros e outras pendências.

O número é menor do que aqueles apresentados nos dois últimos anos. Em 2016, foram 637.539 consultas. Em 2015, 485.173. Para o presidente da ACE, William Paneque, a diminuição é atribuída a um conjunto de fatores. “Não existe apenas um motivo. As pessoas podem deixar de consultar o crédito pela retração do consumo, pelo aumento das vendas em modalidades como o cartão de crédito e isso pode indicar uma diminuição da inadimplência”, diz.

Em dezembro, a Boa Vista SCPC divulgou uma a pesquisa indicando que a inadimplência do guarulhense caiu 4,2% no acumulado de 2017 e 5,8% comparando outubro de 2016 com o mesmo mês do ano passado.

Ainda segundo o levantamento da ACE, o mês que concentrou o maior número de consultas ao banco de dados foi novembro, com 45.844 buscas. O mês é marcado pela Black Friday e pela proximidade com as festas de fim de ano.

O mais importante, segundo o dirigente, é verificar o volume de vendas, que nem sempre está diretamente ligada ao de consultas. “A consulta, que oferecemos na nossa entidade, é importante para o consumidor tomar ciência da sua própria situação e para o lojista ter mais segurança ao fechar os negócios e conceder crédito”, completa.

Ainda segundo Paneque, a vitória que a ACE e as entidades coirmãs da Facesp tiveram ao derrubar a famigerada Lei do Aviso de Recebimento deve retomar a confiança nos bancos de dados do SCPC. “A partir de agora a atualização será feita com mais correção, graças ao trabalho que realizamos junto ao Poder Legislativo estadual nos dois últimos anos.

Sair da versão mobile