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ACE-Guarulhos capacita gratuitamente 340 pessoas em gestão de ONG’s

Guarulhos, 21 de novembro de 2019

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), por meio da diretora de Terceiro Setor, Alexandra Oniki, capacitou gratuitamente 340 pessoas em gestão de ONG’s durante um curso de seis módulos ministrado na sede da própria entidade. Dentre os gestores capacitados, nove receberam seus cerificados de conclusão de curso das mãos da diretora e do presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, na última reunião de diretoria da entidade, realizada na terça-feira, 19/11.

Vale ressaltar que os certificados só foram emitidos para os gestores que realizaram os seis módulos da capacitação. “Os módulos eram independentes e não era obrigatório fazer todos. Muitos participaram apenas daqueles que possuíam mais carência de informação”, explicou Alexandra.

Um dos mais entusiastas da ação, desde o momento em que a diretora apresentou o projeto à entidade, Paneque afirmou que sentiu muito orgulho do trabalho feito por Alexandra, com o apoio de colaboradores e dirigentes da associação. “Muitas vezes, as pessoas têm ótimas ideias, mas necessitam de uma ajuda para tirar o plano do papel. E uma das missões da ACE-Guarulhos é capacitar empreendedores e gestores, ainda mais aqueles que promovem o bem-estar social como é o caso desta turma que realizou o nosso curso”, destacou.

Alexandra agradeceu pelo apoio recebido de Paneque e do superintendente da entidade, Maurici Dias Gomes. “De imediato, eles me apoiaram totalmente. Eu já tinha a ideia desta capacitação há muito tempo, pois enfrentei vários obstáculos à frente do CIAAG [Centro de Inclusão e Apoio aos Autistas de Guarulhos, instituição da qual ela é presidente]. Os gestores de ONG’s são, em sua maioria, pessoas comuns, sem formação específica na área de administração ou algo parecido”, pontuou a diretora.

Além dos dirigentes da ACE-Guarulhos, Alexandra ainda contou com o auxílio da advogada Elisabeth Nunes, que também a ajudou na fundação do CIAAG. “Falei da ideia de montar este curso e das dificuldades que encontrava em Guarulhos, pois não havia nada similar na cidade e as pessoas tinham que se deslocar para a Capital. Ela abraçou a ação, visto que vinha ao encontro da proposta existente na empresa em que atua, a Inovação Gov”, recordou.

A grade do curso foi dividida da seguinte maneira, em seis módulos quinzenais: 1º módulo – Planejamento e organização de eventos beneficentes; 2º – Lei do Marco Regulatório; 3º – Elaboração de projetos sociais; 4º – Prestação de contas em plataforma digital; 5 º – Certificados e seus benefícios e 6º – Como atrair voluntários.

Para Alexandra, o curso foi um divisor de águas para muitas entidades, pois elas não tinham conhecimentos sobre seus direitos e deveres. “Conscientizamos e empoderamos as pessoas mostrando que elas gerem empresas e que devem trabalhar como gestoras de tais. Seus trabalhos são importantes para a cidade. Somos empresas sem fins lucrativos. Nosso lucro são vidas que conseguimos transformar, mas temos as mesmas obrigações de uma empresa privada”, ressaltou.

A diretora afirmou que se sente feliz e realizada por conseguir proporcionar esta ferramenta a 340 pessoas de 65 entidades. “Tivemos entidades até de São Paulo. Isso mostra a carência de capacitações gratuitas. Foram cursos com entrada social, que foram doadas a seis instituições de Guarulhos. Fecho com chave de ouro minha gestão e deixo uma missão para a próxima diretoria: continuar este trabalho que deu muito certo”, concluiu.