ACE e PM discutem relacionamento com o comércio
O cabo Antônio Ferreira Lapa pediu apoio da ACE nos programas sociais da PM e ratificou o apoio ao monitoramento eletrônico da região central
O Presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, conversa com o Cabo da PM Antônio Fereira Lapa, o Diretor de Segurança da ACE, Adriano Costa e o Engenheiro Kléber Reis.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior, recebeu na sede da entidade, na manhã desta segunda-feira, 29, para uma reunião, o cabo da Polícia Militar Antônio Ferreira Lapa. Na pauta, a participação da ACE em projetos sócio-educativos da PM na região central de Guarulhos e o monitoramento por câmeras.
A reunião contou ainda com a participação do diretor de segurança da ACE, Adriano Costa e do Engenheiro especializado em monitoramento eletrônico, Kléber Reis.
O cabo Lapa explicou que a região central da cidade necessita de uma melhor atenção nos casos de furto, principalmente com os consumidores. Segundo o PM, na região central o índice de roubos diminuiu, ao contrário dos índices de furto. Ele salientou ainda que os comerciantes não vêm ajudando no trabalho de prevenção.
“Estamos pedindo a ajuda da ACE no nosso trabalho. Queremos melhorar o nosso relacionamento com o comércio e por conseqüência, diminuir o número de furtos”, afirmou.
O cabo Lapa disse ainda que a Polícia Militar em Guarulhos pretende fazer uma cartilha com o apoio de entidades do município, para informar a população de como evitar esses furtos.
Para Decio Pompêo, o comerciante precisa se preocupar mais com a segurança de seu estabelecimento.
“O empresário cuida da segurança somente da porta para dentro. É preciso olhar da porta para fora também”, declarou.
Atualmente na região central a PM vem trabalhando com o policiamento ostensivo. Quatro policiais fazem o trabalho, com o apoio de uma base comunitária que fica estacionada em local estratégico.
Como exemplo, o cabo Lapa citou que a PM já identificou a rua São Vicente de Paula como um pólo gerador de problemas, pois no local existe a circulação de cédulas de dinheiro e passes de ônibus falsos, além de consumo de drogas e venda de produtos piratas.
Lapa enumerou alguns dos trabalhos sociais executados pela Polícia Militar em Guarulhos, que tem o objetivo de implantar a polícia comunitária. Dentre eles destacou a busca de um melhor relacionamento pessoal com a população, por meio do projeto “Olhe para o Coração”, voltado para pessoas desaparecidas e o Centro de Referência de Documentos perdidos.
O diretor de segurança da ACE, Adriano Costa, elogiou a postura da Polícia Militar.
“A mudança de comportamento dos policiais vai gerar um aumento da confiança da população, o que irá resgatar o trabalho da PM”, comentou.
Monitoramento – Outro assunto abordado na reunião foi a implantação de câmeras na região central, com o objetivo de aumentar a segurança.
O presidente da Associação Comercial, Decio Pompêo Junior, demonstrou interesse em ter o apoio da Polícia Militar na implantação deste projeto.
Lapa disse que o seu comandante, Reinaldo Rossi, foi quem solicitou esta aproximação com a ACE, pois apóia o projeto de monitoramento por câmeras na cidade.
Na busca pelo melhor projeto para a implantação das câmeras, Adriano Costa pediu a ajuda do cabo Lapa. Eles pretendem visitar outras cidades como Mogi das Cruzes, Suzano e Campinas, por exemplo, onde o projeto já foi implantado.