ACE-Guarulhos

Acaba hoje prazo para entrega da declaração de isento.

O prazo para entrega da declaração de isento de Imposto de Renda acaba às 20h de hoje. Quem não entregar a declaração de isento por dois anos consecutivos pode ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) cancelado. Pelas estimativas da Receita, 15,9 milhões de pessoas correm o risco de ter o CPF cancelado.

O contribuinte que tiver o CPF cancelado passará por uma série de inconvenientes, como fechamento de contas bancárias, dificuldades para obter empréstimos, financiamentos e proibição para participar de concursos públicos.

A Receita Federal já avisou que não vai prorrogar o prazo, mesmo que os contribuintes encontrem dificuldade para entregar a declaração.

Exceção

A única exceção será dada para os contribuintes que tentaram entregar a declaração, mas tiveram as informações rejeitadas. Para este público, o prazo de entrega acaba no dia 14 de dezembro.

Mas, para se utilizar do novo prazo, é preciso comprovar que a declaração foi rejeitada. O comprovante é o código de atendimento informado na hora da entrega da declaração.

Última hora

O contribuinte que deixou para entregar a declaração de isento na última hora está encontrando dificuldades para acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

O sistema de entrega de declarações por telefone, o Receitafone (0300 780300), também está congestionado. Quem optar por este meio de entrega também encontrará dificuldade.

Segundo a Receita, não existe nada a fazer no caso de congestionamento de sistema. A única alternativa para o contribuinte é continuar insistindo.

De segunda-feira até ontem, a Receita recebeu pouco mais de 800 mil declarações de isento pela internet, o que representa 10% das declarações feitas pela web nos últimos quatro meses.

Sair da versão mobile