A Associação Brasileira de Supermercados (Abras)realiza nos dias 10 e 11 de junho o primeiro Supermeeting Encontro Técnico: “O que quer o seu consumidor”. O evento pretende discutir de que forma é possível entender o comportamento do novo consumidor e como atender suas necessidades.
AAbras estima que no Brasil existam 29.656 supermercados e que 85% da venda de produtos de higiene, limpeza e alimentação sejam provenientes desses estabelecimentos.
De acordo com Elmo Schiavetti, gerente de projeto da Abras, o cliente está muito mais seletivo e consciente. “O consumidor não enche mais dois, três carrinhos, como acontecia na época em que a inflação era alta. E não mudou só o jeito que a compra é feita, mas também os itens adquiridos”, diz o gerente.
Schiavetti ainda acredita que o diferencial entre os supermercados deixou de ser o preço e passou a ser o leque de serviços oferecidos por cada local. “O supermercado é pioneiro de muitas das mudanças de tratamento com o consumidor por conviver diariamente com ele”, acrescenta. Essa sensibilidade às novas necessidades levou o setor a ser o primeiro a disponibilizar pessoas que escutam os consumidorese cartões de fidelidade.