ABIESV lança cartilhas para facilitar a vida do lojista
O desafio de montar um ambiente prático e atraente para os clientes, presente no dia-a-dia de todo o varejo, movimenta um ramo industrial especializado em atender as necessidades do comércio. Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), o setor movimentou R$ 10 bilhões em 2006, com a venda de produtos como cabides, gôndolas, displays, prateleiras, manequins e checkouts, e de serviços de escritórios de arquitetura e construtoras especializados nesse nicho de mercado.
O presidente da Abiesv, Marcos Andrade, considera que esses fornecedores compõem um setor ainda em fase de organização, mas com muito potencial para crescimento, na esteira das demandas do comércio. “Antigamente, havia uma tendência (um estilo de cabide, por exemplo) e ela se espalhava por todo o varejo. Hoje, os lojistas trabalham com nichos de mercado.Há cabides para cada tipo de loja. Pode ser de plástico, de madeira, de aço cromado, entre outros”, exemplifica o executivo.
O showroom da empresa de Andrade – a Export, fabricante de manequins – também oferece uma gama imensa de possibilidades, com peças de diferentes materiais e pigmentações, além de personalizar estilos diversos de vida. Há 40 anos nesse mercado, Andrade produz aproximadamente 40 mil peças por ano e exporta 30% do que fabrica.
Em muitos casos, segundo o executivo, falta clareza para o lojista a respeito da importância de se contratar uma empresa especializada em varejo, que vai ajudá-lo a construir e implantar o projeto mais adequado, com equipamentos ou serviços, como os de reforma e instalação de loja.
Dicas gratuitas – Para reverter esse quadro, a Abiesv planeja lançar uma série de cartilhas para o varejo. A primeira delas traz dicas sobre a contração de projetos. “O bom projeto pode aumentar em 30% suas vendas, fixa a imagem da sua marca, encanta e faz seu cliente retornar”, informa a publicação, disponível para download gratuito no site da entidade www.abiesv.org.br .
Economia – Contar com um arquiteto especializado em varejo pode não representar, de imediato, um investimento obrigatório na reforma ou implantação de uma loja. Deve-se, no entanto, levar em conta o ganho a longo prazo, argumenta uma das sócias do A6 Arquitetura + Design, Patricia Baker Upton.
“Um arquiteto especializado em varejo vai pensar em um piso mais resistente, adequado a um grande fluxo de pessoas na loja”, exemplifica a profissional. E buscará economizar com elementos decorativos, ou de comunicação visual, que fatalmente precisam de renovação depois de alguns anos, completa.
Os cuidados na hora da construção e das reformas, além de questões relacionadas ao visual do ponto-de-venda, são alguns dos temas já programados para figurar nas próximas cartilhas.
Atualização – Hoje, segundo o presidente da entidade, o lojista brasileiro já pode contar com os serviços de empresas tradicionais na oferta de produtos e soluções desenhadas para o varejo. Para aqueles que buscam atualização sobre o tema, a associação também organiza visitas técnicas às principais feiras internacionais do ramo. A próxima – a Euroshop – acontece em fevereiro de 2008 em Dusseldorf, Alemanha. O lojista que quiser aderir ao evento, pode fazê-lo através do site da Abiesv e garantir, entre outros, passagens aéreas e guias para a visita.