Segundo a Receita Federal o problema está na falta de atualizações de dados dos contribuintes e no novo programa CNPJ
Ter paciência: este é um ingrediente básico para o empreendedor que está trilhando o caminho para o registro de seu próprio negócio, ainda mais em se tratando da Receita Federal e do Posto Fiscal. O que poucos sabem é que problemas com o novo programa do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) vem atrasando a abertura de novas empresas.
Na edição do mês de abril do Jornal Informativo Guarulhos Empresarial, da ACE-Guarulhos, publicamos uma matéria sobre os seis meses de existência do Programa Incubadora de Empresas. Naquele momento, alguns empreendedores que participam do Programa reclamaram da burocracia para a abertura de suas empresas.
Os empresários Mário César Lorca e Mário Gabriel Lorca Torres, proprietários da Filler Indústria de Máquinas e Equipamentos, e ainda Marcelo Dias, proprietário da W Dias Climatização Veicular, são alguns dos exemplos de empreendedores incubados que ainda não conseguiram regularizar suas empresas.
A reportagem do Guarulhos Empresarial conversou com Fabiana Bastos Martins, chefe de atendimento do posto da Receita Federal de Guarulhos, que explicou porque alguns contribuintes estão encontrando dificuldades.
Segundo Fabiana, o processo de abertura de uma empresa sofreu apenas uma alteração. O futuro empresário precisa procurar primeiramente um posto autorizado da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e logo depois requerer o seu CNPJ através de um programa da Receita Federal.
Após um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o sistema das instituições está sincronizado, ou seja, o contribuinte que dá entrada na Receita Federal, tem automaticamente o seu processo enviado para inscrição junto ao Posto Fiscal Estadual.
Fabiana Martins disse também que as possíveis causas da demora na abertura das empresas estão em problemas cadastrais dos contribuintes e com o novo programa CNPJ.
“Muitos contribuintes possuem problemas com seus CPF's ou já tiveram outras empresas e não regularizaram os seus dados. Daí o programa CNPJ ter apresentado alguns problemas, os quais já estão sendo solucionados pela Superintendência da Receita Federal”, disse.
O Posto Fiscal Estadual situado em Guarulhos confirmou que há problemas no programa da Receita e que muitos contribuintes estão travando o sistema com informações incorretas. Portanto os pedidos de abertura de uma empresa podem demorar até 60 dias.
Posto da Jucesp – A ACE-Guarulhos possui um balcão para recebimentos de documentos para a abertura de empresa na Jucesp. O atendimento é diferenciado e o processo pode ficar pronto em no máximo 30 horas.
Os interessados podem procurar o balcão em dois endereços:
Rua Luiz Faccini, 445 – Centro
ACE-Cumbica: Avenida Capitão Walter Ribeiro, 211, salas 4 e 5 – Cumbica.
O site da Receita Federal é o www.receita.fazenda.gov.br .