Alguma vez você já parou para analisar que na maioria das vezes, há sempre na sala de espera ou na sala da direção da empresa uma mensagem descrevendo a missão da organização? Você já percebeu que ao chegar em uma empresa há um quadro visível contendo a missão? E o que é esta missão? Conforme as ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um documento escrito, inserido nas metodologias de teorias administrativas que possibilita o estabelecimento de um rumo a ser seguido, tendo como primícias a razão de viver da empresa. Interessante ressaltar que a missão deve ser alterada anualmente conforme as metas e a visão previamente estabelecida, ou seja, a missão não é algo criado e permanente, mas sim, alterada anualmente conforme organizado no planejamento estratégico. Para elaborar uma missão normalmente se busca determinar qual é o negócio da empresa, motivos da sua existência e as atividades desenvolvidas, tendo sempre a pergunta: Aonde se chegar com a empresa? Até este processo está tudo perfeito, mas o que preocupa é a quantidade de colaboradores que não vivenciam, ou mesmo desconhecem o que a empresa quer realmente. Você empresário tem certeza de que seus colaboradores sabem realmente onde sua empresa quer chegar? Você realiza reuniões para apresentar detalhadamente os fundamentos e os critérios utilizados na elaboração da missão? Você realmente sabe onde sua empresa deseja chegar? Antes de fixar a missão na parede, faça uma reunião com todos os colaboradores, conscientizando o envolvimento individual e coletivo para alcançar o resultado planejado. Acredite que com esta ação, a participação será ainda mais vibrante, pois seus colaboradores perceberão que fazem parte do negócio e que principalmente, fazem parte desta missão organizacional.
Dalmir Sant'anna