ACE-Guarulhos

A Liga Extraordinária traz Sean Connery como herói do século 19

A Liga Extraordinária junta várias figuras literárias famosas do século 19 para combater um vilão dotado de recursos tecnológicos superinusitados para aqueles tempos. O filme remete a uma época – 1899 – em que o mal violento tinha alvos menores e mais específicos.

Assim, a população de Londres no final da era vitoriana se choca ao ficar sabendo que um terrorista conhecido como Fantasma pôde invadir o Banco da Inglaterra com um tanque e, depois de desestabilizar o continente, pretende explodir Veneza inteira durante uma cúpula de emergência na cidade com todos os chefes de Estado dos países europeus.

Diante da falta do que hoje conhecemos como super-heróis, ou mesmo de alguém como James Bond, um cavalheiro britânico conhecido apenas como M (Richard Roxburgh) reúne várias figuras famosas para tentar impedir a ação do Fantasma. E eles têm apenas quatro dias até o início da cúpula.

Alguns dos convocados são o lendário caçador e aventureiro Allan Quatermain, do livro As Minas do Rei Salomão (Sean Connery); o brilhante nômade submarino criado por Júlio Verne em 20 Mil Léguas Submarinas, Capitão Nemo (o veterano ator indiano Naseeruddin Shah); o eterno e indestrutível esteta Dorian Gray (Stuart Townsend), criado por Oscar Wilde; o brilhante médico Dr. Jekyll e seu alter ego monstruoso Mr. Hyde (Jason Flemyng), e Tom Sawyer (Shane West), que quando garoto brincava no rio Mississippi no livro de Mark Twain e agora aparece como membro do Serviço Secreto.

O grupo se dirige a Veneza no enorme e elegante submarino Náutilo, do Capitão Nemo. Mas quase chega tarde demais.

Pouco depois de o Náutilo percorrer os canais de Veneza à procura de explosivos, bombas submarinas começam a explodir e a derrubar a cidade.

Apenas algumas proezas de raciocínio e alguns atos heróicos conseguem impedir sua destruição. Allan Quatermain desmascara o Fantasma.

Embora esses personagens possam significar pouco para muitos espectadores, eles são apresentados com humor e toques bizarros pelo diretor Stephen Norrington (Blade, o Caçador de Vampiros), a partir de um roteiro de James Dale Robinson.

Mas o que mais chama a atenção é o mundo que esses personagens habitam. Sombrios, dourados e resplandecentes com os ornamentos típicos da época imperial, os cenários criam um ambiente sedutor enraizado no passado, mas com tom futurista.

Ficha técnica

Título original: The League of Extraordinary Gentlemen

Gênero: Aventura

País de origem: Estados Unidos

Duração: 110 min.

Diretor: Stephen Norrington

Elenco: Sean Connery, Naseeruddin Shah, Peta Wilson

Sair da versão mobile